• Carregando...
 | Evaristo Sa/AFP
| Foto: Evaristo Sa/AFP

O ex-ministro da Fazenda Pedro Malan se tornou um dos conselheiros de Alvaro Dias, pré-candidato à Presidência da República pelo Podemos. Segundo o senador, os dois já se reuniram algumas vezes para discutir propostas na área de economia.

Malan tem dado ideias e sugerido nomes para a equipe de Dias. Por sugestão do ex-ministro, o presidenciável vai contratar o economista Everaldo Maciel para ajudá-lo. Maciel foi secretário da Receita Federal durante os oito anos de governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), quando Malan era o titular da Fazenda.

Leia também: Candidatos a presidente celebram o Dia dos Namorados com fotos românticas

Dias chegou a convidar Malan para ser oficialmente o economista de sua campanha. O ex-ministro, porém, disse que só poderia ajudá-lo informalmente, pois não quer abrir mão dos assentos que ocupa em conselhos de administração de empresas no Brasil e em outros países.

O senador paranaense também tem ouvido outros economistas. Já se reuniu, por exemplo, com Bernado Appy, ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda e Gabriel Leal, da Instituição Fiscal Independente do Senado. Também conversou com o tributarista Sacha Calmon.

Ex-presidente do Banco Central

Nascido em Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, Pedro Sampaio Malan é engenheiro e economista. Formou-se engenharia elétrica pela Escola Politécnica da PUC do Rio de Janeiro em 1965, e conquistou um doutorado em economia pela Universidade de Berkeley (EUA).

Malan foi presidente do Banco Central durante a implantação do Plano Real, no governo de Itamar Franco, entre setembro de 1993 e dezembro de 1994. No ano seguinte, Malan assumiu o Ministério da Fazenda durante os dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso, de 1º de janeiro de 1995 – quando FHC assumiu o primeiro mandato de presidente – até 1º de janeiro de 2003, quando terminou o segundo mandato.

Em determinado momento, a condição de “homem-forte” dele dentro do governo foi tanta que o PSDB chegou a cogitar sua candidatura à sucessão de Fernando Henrique Cardoso em 2002. No fim, entretanto, o escolhido foi o então ministro da Saúde José Serra.

Malan foi presidente do conselho de administração do Unibanco entre 2004 e 2005 e vice-presidente do Conselho da Fundação Unibanco. Atualmente, atua como presidente do Conselho Consultivo Internacional do Itaú Unibanco, além de participar do conselho administrativo da Globex, holding que controla o Ponto Frio, e da Alcoa Alumínios, entre outros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]