• Carregando...
 | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

O período de convenções partidárias para definição das chapas que vão disputar a Presidência da República terminou neste domingo (5). Com isso, os partidos lançaram 13 candidatos ao Planalto e seus respectivos vices. Entre os nomes anunciados como vice, estão a senadora Ana Amélia (PP), o general Hamilton Mourão (PRTB) e a pecuarista Katia Abreu (PDT).

A partir de agora, as legendas têm até o dia 15 de agosto para registrar as candidaturas e a campanha começa oficialmente no dia 16 de agosto. Apesar de já terem sido definidos os candidatos à Presidência e os nomes dos vices, os partidos têm até o dia 17 de setembro – 20 dias antes das eleições – para substituir candidatos.

O PT, que lançou oficialmente o ex-presidente Lula como candidato a presidente e o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, a vice, ainda pode mexer na chapa por causa da situação jurídica de Lula. O ex-presidente está preso e inelegível pela Lei Ficha limpa e, por isso, deve ter a candidatura indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Leia também: Quem são os candidatos a presidente nas eleições 2018

Veja como ficou o cenário eleitoral e os nomes escolhidos para concorrer ao cargo de vice-presidente de cada chapa:

Ana Amélia (PP): vice de Geraldo Alckmin (PSDB)

Nascida em Lagoa Vermelha (RS) e jornalista do grupo RBS por 33 anos, Ana Amélia termina em 2018 seu primeiro mandato como senadora. Estava empenhada em tentar a reeleição. Ao longo de oito anos no Senado, ela apresentou 91 projetos de lei e 14 propostas de emenda à Constituição. Seis propostas apresentadas ou relatadas por ela se tornaram lei. A senadora foi escolhida depois que Josué Gomes (PR-MG) não aceitou ser vice do tucano. Josué é filho do ex-vice presidente de Lula, José Alencar.

Coligação: PSDB, DEM, PP, PR, PSD, SD, PRB, PTB, PPS

Tempo de TV estimado: 5 minutos e 34 segundos

Número de inserções: 31,1

Fernando Haddad (PT): vice de Lula (PT)

Fernando Haddad é ex-prefeito de São Paulo e já era cotado como um possível plano B do partido caso Lula fosse impedido de concorrer. O PT chegou a cogitar anunciar a deputada Manuela D’Ávila (PCdoB) como vice, mas acabou escolhendo um petista para a vaga. Manuela ainda posse assumir o posto de vice na chapa, caso Haddad precise assumir o lugar de Lula na disputa.

Coligação: PT, PCdoB, PCO e PROS

Tempo de TV estimado: 2 minutos e 24 segundos

Número de inserções: 13,3

Germano Rigotto (MDB): vice de Henrique Meirelles (MDB)

O ex-governador do Rio Grande do Sul Germano Rigotto é vice na chapa do candidato do MDB à Presidência da República, Henrique Meirelles. Antes de Rigotto, a senadora Marta Suplicy (SP) havia sido sondada pelo Palácio do Planalto e por dirigentes do MDB para compor a chapa ao lado de Meirelles, mas a indicação não era consenso no comando da campanha. Ex-prefeita de São Paulo pelo PT, Marta decidiu se desfiliar do MDB e deixar a vida parlamentar.

Coligação: MDB e PHS

Tempo de TV estimado: 1 minuto e 56 segundos

Número de inserções: 10,8

Katia Abreu (PDT): vice de Ciro Gomes (PDT)

Pecuarista, Katia Abreu presidiu a Confederação Nacional da Agricultura. Chegou ao Senado em 2006 e foi reeleita em 2014. No ano seguinte, assumiu o Ministério da Agricultura no segundo mandato de Dilma Rousseff (PT), já no MDB. A senadora também foi filiada ao DEM e ao PSD antes de chegar ao PDT. Em 2015, Abreu jogou vinho na cara de José Serra (PSDB), colega de Senado e ex-aliado político - em 2010, cogitou-se que ela seria sua candidata a vice na eleição presidencial, contra Dilma.

Coligação: PDT e Avante

Tempo de TV estimado: 40 segundos

Número de inserções: 3,7

Paulo Rabello de Castro (PSC): vice de Álvaro Dias (Podemos)

Paulo Rabello de Castro havia sido confirmado candidato à presidência pelo PSC, mas acabou migrando para a chapa do senador paranaense Álvaro Dias (Podemos). Desconhecido entre os eleitores, Castro tem renome entre economistas. É mestre e doutor em Economia pela Universidade de Chicago, berço de defensores do livre mercado. Rabello foi nomeado por Michel Temer para a presidência do IBGE, onde ficou por um ano, até assumir o comando do BNDES em junho de 2017.

Coligação: Podemos, PSC, PRP e DC

Tempo de TV estimado: 37 segundos

Número de inserções: 3,4

Eduardo Jorge (PV): vice de Marina Silva (Rede)

Candidato a presidente em 2014 pelo Partido Verde (PV), o médico sanitarista Eduardo Jorge aceitou convite de Marina Silva para ser vice na chapa presidencial da Rede. Eduardo já foi filiado ao PT, mas deixou o partido em 2002. Ao contrário de Marina, que não costuma entrar em assuntos polêmicos, Eduardo não tem papas na língua e já deu diversas declarações polêmicas sobre aborto, legalização de drogas e outros temas delicados.

Coligação: Rede e PV

Tempo de TV estimado: 21 segundos

Número de inserções: 2

Sônia Guajajara (PSOL): vice de Guilherme Boulos (PSOL)

Sônia Guajajara é uma líder indígena filiada ao PSOL. Ela foi escolhida para ser vice do líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MTST), Guilherme Boulos. Sônia é do povo Guajajara/Tentehar, que habita nas matas da Terra Indígena Arariboia, no Maranhão. Em 2010, ela entregou o prêmio Motosserra de Ouro para outra candidata a vice, a senadora Kátia Abreu, à época ministra da Agricultura, em protesto contra as alterações do Código Florestal.

Coligação: PSOL

Tempo de TV estimado: 14 segundos

Número de inserções: 1,2

General Mourão (PRTB): vice de Jair Bolsonaro (PSL)

O general da reserva e presidente do Clube Militar, Hamilton Mourão (PRTB), foi confirmado neste domingo (5) como candidato a vice na chapa do deputado Jair Bolsonaro (PSL). Mourão é conhecido nacionalmente por ter defendido uma intervenção militar como remédio para a crise política e pelas críticas ao governo Temer. O general se despediu do Exército em fevereiro deste ano, negando que iria se candidatar. No seu discurso de despedida, no qual foi às lágrimas, o general Mourão chamou de “herói” o coronel Carlos Brilhante Ustra (1932-2015), ex-chefe do DOI-CODI entre 1970 e 1974, um dos principais órgãos da repressão durante a ditadura militar e acusado de inúmeros crimes pela Comissão Nacional da Verdade.

Coligação: PSL e PRTB

Tempo de TV estimado: 9 segundos

Número de inserções: 0,8

Suelene Balduino Nascimento (Patriota): vice de Cabo Daciolo (Patriota)

Suelene Balduino Nascimento, também filiada ao Patriota, será a vice na chapa do candidato Cabo Daciolo. Ela é pedagoga com 23 anos de experiência e atua na rede pública de ensino do Distrito Federal. A chapa tenta se firmar como alternativa a Jair Bolsonaro, que por algum tempo foi tido como estrela do partido, embora não tenha chegado a se filiar.

Coligação: Patriota

Tempo de TV estimado: 9 segundos

Número de inserções: 0,8

Christian Lohbauer (Novo): vice de João Amoêdo (Novo)

O vice de João Amoêdo será do próprio partido Novo: Christian Lohbauer, cientista político pela USP, ex-executivo da Bayer. Ele também foi secretário de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo e atua como professor convidado da Fundação Dom Cabral.

Coligação: Novo

Tempo de TV estimado: 6 segundos

Número de inserções: 0,5

Hertz Dias (PSTU): vice de Vera Lúcia (PSTU)

O professor maranhense Hertz Dias, 47, será o vice de Vera Lúcia na corrida presidencial. Em 2010, Dias concorreu ao cargo de vice-governador no Maranhão. Ele também é fundador do Movimento Quilombo Urbano, que une o rap e a militância em defesa dos direitos dos jovens negros da periferia.

Coligação: PSTU

Tempo de TV estimado: 6 segundos

Número de inserções: 0,5

Léo Alves (PPL): vice de João Vicente Goulart (PPL)

Léo Alves, advogado e professor da Universidade Católica de Brasília (UCB) é o companheiro de chapa de João Vicente Goulart. Alves foi procurador federal e, atualmente, também é professor-visitante de escolas de Governo, escolas de magistratura, de contas e academias de polícia em 21 Estados.

Coligação: PPL

Tempo de TV estimado: 6 segundos

Número de inserções: 0,5

Helvio Costa (DC): vice de José Maria Eymael (DC)

Helvio Costa é pastor da Assembleia de Deus e professor universitário. Ele será vice de José Maria Eymael, que vai disputar a presidência pela quinta vez.

Coligação: DC

Tempo de TV estimado: 9 segundos

Número de inserções: 0,83

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]