• Carregando...
O governador de São Paulo, Márcio França: programa ‘cria uma presença do Estado’, segundo secretário. | Divulgação
O governador de São Paulo, Márcio França: programa ‘cria uma presença do Estado’, segundo secretário.| Foto: Divulgação

O alistamento civil de jovens, uma das principais ações do programa de governo Márcio França (PSB) na campanha à reeleição ao governo de São Paulo, começará a ser implementado em julho em 29 cidades do estado.

Até o final do ano, o governo estima conceder um auxílio de R$ 500 por mês a 5 mil jovens, que irão “prestar serviços de apoio ao cidadão”, disse na terça-feira (26) o secretário do Planejamento, Maurício Juvenal.

LEIA MAIS: Todas as notícias de política nacional

Ele apresentou aos deputados da comissão de finanças da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) os primeiros resultados dos gastos públicos de 2018 e falou sobre o orçamento de 2019.

No projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), encaminhado ao Legislativo no final de abril, o governo estabelece como meta atingir 100 mil jovens com o alistamento civil no ano que vem.

Outra ação com grande potencial de render dividendos eleitorais prevista na lei orçamentária é um programa de asfaltamento de municípios, já adotado como marca de França desde a sua posse, em abril. Em maio, segundo o Planejamento, foram autorizados R$ 98,8 milhões em convênios com municípios para essa finalidade.

França importou a ideia do alistamento civil de sua gestão na Prefeitura de São Vicente (SP), de 1997 a 2004. Segundo seus auxiliares, o programa foi responsável por reduzir os índices de violência na cidade da Baixada Santista.

Segundo Juvenal, cada beneficiário do programa deverá ficar a postos nas ruas durante quatro horas diárias para, por exemplo, ajudar idosos e deficientes a atravessar a rua ou ficar de prontidão em portas de escolas e praças. “Cria uma presença do Estado”, afirma o secretário.

Poderão contribuir ainda com o discurso eleitoral de França outras propostas, como universalizar o acesso ao ensino superior no estado, permitindo que todos os estudantes ingressem na Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), de ensino à distância, sem prestar vestibular. A facilidade valerá para cursos como administração, pedagogia e contabilidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]