• Carregando...
 | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no páreo, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) lidera dois cenários de pesquisa de intenção de votos divulgada nesta quarta-feira (4) pelo DataPoder360, divisão de pesquisas do site Poder360. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Ciro Gomes (PDT) desponta como segundo colocado no levantamento, e a disputa pela terceira posição está bastante embolada: aparecem em empate técnico Marina Silva (Rede), Geraldo Alckmin (PSDB), Alvaro Dias (Pode) e Fernando Haddad (PT). A quantidade de eleitores que afirmaram votar branco ou nulo ou que ainda estão indecisos é elevada: fica na casa dos 40%.

O levantamento, que foi feito por telefone, avalia dois cenários, ambos sem Lula. A diferença é a quantidade de candidatos. O primeiro cenário tem seis candidatos. Jair Bolsonaro está na frente com 21% das intenções de voto, seguido por Ciro Gomes, com 13%. Na sequência surgem Geraldo Alckmin (8%), Marina Silva (7%), Fernando Haddad (6%) e Alvaro Dias (5%).

LEIA MAIS:Veja a pesquisa completa

Entre os entrevistados, 31% declararam que votariam em branco ou nulo. Outros 9% não sabem ou não responderam quem seria o candidato. Dentro deste cenário, 52% dos entrevistados afirmaram que já tem certeza de quem será o candidato no dia da eleição, mas 23% admitem que podem mudar de ideia até outubro.

O segundo cenário tem 15 pré-candidatos. Neste caso, Bolsonaro aparece na frente, com 18% das intenções de voto. A segunda colocação é de Ciro Gomes, com 12%. Novamente aparecem em situação de empate técnico Geraldo Alckmin (7%), Marina Silva (7%), Fernando Haddad (5%) e Alvaro Dias (4%). Eles são seguidos por Manuela D’Ávila (PCdoB), com 2% das intenções.

Na sequência, quatro candidatos aparecem com 1% das intenções de voto: Fernando Collor (PTC), Henrique Meirelles (PMDB), Rodrigo Maia (DEM) e Flávio Rocha (PRB). Não somaram 1% das intenções de voto os candidatos Guilherme Boulos (Psol), João Amoêo (Novo), Paulo Rabello de Castro (PSC) e Guilherme Afif (PSD). Brancos e nulos somam 29% das respostas e outros 13% não sabem ou não responderam.

Segundo turno

Foram feitas simulações de segundo turno. Jair Bolsonaro aparece vitorioso em alguns desses cenários. O deputado do PSL tem 35% das intenções de voto contra 25% de Geraldo Alckmin. Na disputa com Ciro Gomes, o ex-militar aparece com 36%, contra 26% do pedetista. Já com Marina Silva, Bolsonaro tem 36% dos votos contra 31% da candidata. A última simulação é com o candidato do PT: Bolsonaro tem 36% dos votos contra 23% de Fernando Haddad.

Expectativa de vitória

A pesquisa também questionou quem os entrevistados acreditam que vencerá as eleições, ainda que não seja o candidato de sua preferência. Para 26%, o próximo presidente será Jair Bolsonaro. Outros 13% responderam que será Ciro Gomes. Aparecem ainda Fernando Haddad, com 12%, Geraldo Alckmin, com 10%, Marina Silva, com 8%, e Alvaro Dias com 3%. Outros candidatos foram citados por 7% dos entrevistados e 21% não responderam.

Potencial de voto de Lula

Apesar de o ex-presidente Lula não aparecer em nenhum cenário, a pesquisa perguntou se os entrevistados votariam nele. Para 62%, Lula não receberia seu voto de jeito nenhum. Outros 11% poderiam votar no petista e 24% votariam nele com certeza.

Metodologia

A pesquisa DataPoder360 foi feita de 25 a 29 de junho com 5,5 mil pessoas em 229 municípios, por telefone fixo ou celular. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-05297/2018. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou menos. A margem de confiança é de 95%. O contratante é o próprio DataPoder360, divisão de pesquisas do site Poder360. Ela mostra a intenção de voto dos brasileiros nos primeiro e segundo turnos das eleições para Presidente da República, expectativa de vitória, e potencial de voto de Lula. Também aponta a avaliação sobre o desempenho do governo federal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]