• Carregando...
 | Henry Milleo/Gazeta do Povo
| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

O aplicativo de mensagens WhatsApp anunciou ter banido centenas de milhares de usuários no Brasil nos últimos dias para conter a desinformação, spam e notícias falsas durante a campanha presidencial. A informação foi divulgada pela agência de notícias Bloomberg em sua versão em inglês. Dentre as contas bloqueadas estão as ligadas às agências de comunicação que são suspeitas de terem sido contratadas por empresas interessadas em divulgar mensagens em massa contra o PT na última semana da eleição.

“Temos tecnologia de ponta para detectar spam que identifica contas com comportamento anormal, para que não possam ser usadas para espalhar spam ou desinformação”, informou o WhatsApp à Bloomberg. “Também estamos tomando medidas legais imediatas para impedir que empresas enviem mensagens em massa via WhatsApp e já banimos contas associadas a essas empresas.”

A iniciativa do WhatsApp ocorreu após o jornal Folha de S.Paulo ter publicado reportagem na última quinta-feira (18) afirmando que empresas bancaram uma campanha de mensagens anti-PT com pacotes de disparos em massa para eleitores. Segundo a Bloomberg, o WhatsApp diz estar levando a acusação a sério e que reforçou suas políticas para proteger os usuários.

Por causa da denúncia, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abriu na sexta-feira (19) uma investigação do caso e pediu explicações de Bolsonaro. Paralelamente, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu à Polícia Federal a abertura de inquérito para apurar se empresas têm disseminado, de forma estruturada, mensagens em redes sociais referentes a Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL).

Filho de Bolsonaro teve conta bloqueada por espalhar spam; conta relacionada a Dilma foi banida

O senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), filho do deputado federal e presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), foi um dos que teve a conta suspensa. Segundo o WhatsApp, Flávio foi impedido de usar o mensageiro porque estava disseminando spam, isto é, mensagens não solicitadas – mas que seu caso não está relacionado à suposta contratação de pacotes de mensagens anti-PT em massa. A conta de Flávio Bolsonaro já foi reativada.

Leia também: Veja tudo o que sabe até agora sobre a acusação de que empresas bancam mensagens anti-PT no WhatsApp

Segundo a Bloomberg, o Whatsapp também informou que baniu uma conta relacionada à ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]