• Carregando...
 | Reprodução/
| Foto: Reprodução/

Numa aparente tentativa de se aproximar do público jovem, o presidente Michel Temer gravou vídeos nesta terça-feira (15) afirmando que aproveita as horas vagas para assistir séries. Ele disse ter visto, por exemplo, “A Casa de Papel”, programa cuja trama é baseada em assaltantes que se trancam como reféns na Casa da Moeda espanhola.

A declaração foi dada a Nina França, personagem criada pela equipe que cuida das redes sociais do Palácio do Planalto para divulgar as ações do Palácio do Planalto em linguagem mais descontraída e direcionada a jovens.

Dois pequenos vídeos foram publicados nesta terça nas redes sociais do presidente, no mesmo dia em que ele celebrou dois anos à frente do governo, completados nesta quarta (16). Em ambos, Nina aparece conversando com o emedebista em seu gabinete.

“Quando o senhor não está trabalhando, o que o senhor faz?”, pergunta. “Eu leio muito, mas vejo muitas séries. Eu vi uma série sobre o [Donald] Trump, uma série interessante, de quatro capítulos. Assim como aquele...a Casa de Papel, e outras tantas séries que eu vi ao longo do tempo”, responde Temer.

Depois ele diz, pausadamente, ter visto um documentário “ma-ra-vi-lho-so”. “Vale a pena olhar, porque você fica tendo contato com fatos reais, mas por meio de uma série, que é uma coisa que eu vejo muito. E livro eu leio muito.”

Com poucas exceções, as reações ao vídeo vieram na forma de crítica – com menções a “vergonha alheia”, ao tom infantilizado da entrevistadora e à suposta falta de “noção do ridículo” do presidente e de quem produziu o vídeo – ou piada. Alguns responderam sugerindo “The Walking Dead”, sobre zumbis, e séries sobre o universo da prisão, como “Orange Is The New Black” e “Oz”.

Entre os raros elogios ao vídeo está o feito por Rodrigo Valença (PMDB), prefeito de São José da Laje (AL). Para ele, o “drop” ficou “muito bom”, por usar “uma linguagem jovem e imagens diferentes das formais, que vimos na tevê”.

‘Quando eu era muito jovem, eu acreditava muito no futuro’, diz Temer

No vídeo do governo, Nina pede que Temer grave uma mensagem para aqueles que acompanham o canal do Twitter. Em resposta, ele pede “otimismo”. “Otimismo, viu, especialmente à juventude. Nós dependemos muito da juventude. Eu estou dizendo uma coisa que é muito obvia, mas é verdadeira. Quando eu era muito jovem, eu acreditava muito no futuro, especialmente o futuro do Brasil porque o futuro do Brasil depende muito de vocês.”

O emedebista afirmou ainda que ser presidente exige muita “responsabilidade, serenidade e equilíbrio” e disse trabalhar das oito da manhã à meia-noite todos os dias.

Os programas começaram a ser veiculados na semana passada nas contas do governo nas redes sociais. Com elevado tom de rejeição – 70% de acordo com Datafolha – Temer tenta melhorar sua popularidade.

Nina é a personagem central dos vídeos e em todos ela aparece segurando uma câmera, tentativa de dar a impressão de ser um vídeo “caseiro”. Os cenários são locais do Palácio do Planalto, que mudam a cada dia a depender do tema. Nas mensagens, ela convida a interação de usuários por meio do envio de dúvidas e sugestões com a hashtag #FalaGoverno.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]