• Carregando...
General Floriano Peixoto Vieira Neto (foto) vai cuidar dos contratos de publicidade no governo Bolsonaro | Divulgação/
General Floriano Peixoto Vieira Neto (foto) vai cuidar dos contratos de publicidade no governo Bolsonaro| Foto: Divulgação/

O governo Bolsonaro terá mais dois generais da reserva do Exército: Maynard Marques de Santa Rosa vai comandar o Programa de Parceria de Investimentos (PPI), responsável pelas privatizações e concessões na área de infraestrutura. Já o ex-comandante do Haiti Floriano Peixoto Vieira Neto cuidará da parte de contratos de publicidade do governo. Ambos estarão vinculados à Secretaria-Geral da Previdência da República, a ser comandada por Gustavo Bebianno. Os nomes foram confirmados pelo próprio Bebianno.

Segundo Bebianno, Vieira Neto já está analisando, por exemplo, os contratos de publicidade do governo que estão em andamento e vencem nos próximos meses. Entraram no radar também os contratos com agências que cuidam das redes sociais e outros canais institucionais do governo.

LEIA TAMBÉM: ‘General da política’ de Bolsonaro é a surpresa militar do coração do Planalto

Já Santa Rosa vai assumir um programa que era alvo de disputa interna no governo Bolsonaro. “É uma área estratégica para o presidente e será mantida na Secretaria-Geral”, afirmou Bebianno à reportagem. Um dos cotados para comandar o PPI foi Pablo Tatim, hoje braço direito do futuro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM). O vice de Bolsonaro, general Hamilton Mourão (PRTB), também chegou a pedir que o programa ficasse aos seus cuidados.

Ficou definido, contudo, que a Secretaria-Geral manterá a estrutura de hoje, com o PPI e também a Secom. A parte de comunicação será dividida em duas partes: uma que cuidará de publicidade e comunicação institucional e outra, do contato com a imprensa, função que será assumida por um porta-voz do futuro governo.“O porta-voz será escolhido pelo próprio presidente”, disse Bebianno.

Quem são os generais

Santa Rosa é general da reserva do Exército e já chefiou o departamento Pessoal do Exército durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).  Ele foi exonerado do cargo em 2010 pelo então ministro da Defesa de Lula, Nelson Jobim, após fazer críticas à Comissão Nacional da Verdade, criada para investigar crimes de violação aos direitos humanos durante o regime militar.

Vieira Neto é tenente-general aposentado do Exército com mais de 40 anos na ativa (1973-2014). Tem experiência com manutenção da paz e alívio de desastres. É formado pela Academia dos Agulhas Negras, com mestrado em Ciências Militares e doutorado em Política, Estratégia e Alta Administração pela Command and General Staff College (CGSC).

Foi, ainda, coordenador e assessor para os esforços interagências no Brasil e no exterior e chefe de operações do 1º contingente brasileiro no Haiti – Força de Manutenção de Paz (2004). Também atuou como comandante da Força da Minustah (2009-2010) – incluindo o período do terremoto no país -, prestando assistência às vítimas, coordenando a ajuda humanitária internacional e participando de diversos grupos para reconstruir o país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]