• Carregando...
 | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse que seu governo espera atrair “rapidamente” investimentos de até R$ 7 bilhões com concessões de ferrovias, 12 aeroportos e quatro terminais portuários. “Com a confiança do investidor sob condições favoráveis à população resgataremos o desenvolvimento inicial da infraestrutura do Brasil”, escreveu o presidente nas redes sociais nesta quinta-feira (3).

Apesar de não ter dado mais detalhes em sua publicação, o presidente se referiu a um pacote de concessões deixado pronto pelo ex-presidente Temer para ir à leilão em março deste ano. O governo anterior divulgou no fim do ano passado os editais de licitação de 12 aeroportos, quatro portos e uma ferrovia. Concluído os prazos necessários previstos pela legislação, parte dos leilões está prevista para ser realizada em 15 de março e o restante, em 28 de março.

LEIA TAMBÉM: Discursos de posse de ministros dão o tom do governo Bolsonaro. Veja o que disseram

A ferrovia a ser leiloada é a Norte-Sul. Será oferecido o trecho de 1.537 km, que liga Estrela d’Oeste (SP) a Porto Nacional (TO), conectando-se aos demais trechos da Norte-Sul que estão em operação. Na área aeroportuária, são 12 terminais divididos em três blocos. Seis aeroportos ficam na região Nordeste e dois na região Sudeste.

O governo Temer incluiu ainda no pacote quatro terminais portuários, sendo três deles localizados no município de Cabedelo (PB) e um em Vitória (ES).

Novo ministro quer destravar investimentos em infraestrutura

O novo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, prometeu destravar investimentos no setor, tanto com a rodada de leilões já prevista para março quanto com novos desinvestimentos. Uma das prioridades da pasta é privatizar todos os aeroportos e acabar com a Infraero, a estatal que administra os terminais.

“O desafio já começa em março, quando temos o leilão da ferrovia Norte-Sul, a quinta rodada de aeroportos. É o primeiro teste do nosso modelo em blocos e assim que a gente tiver esse teste pelo mercado a gente deve retomar as concessões de aeroportos. A gente faz a quinta e já anuncia a sexta”, afirmou o ministro na cerimônia de posse, na quarta-feira (2).

Nesta quinta-feira (3), Bolsonaro e sua equipe ministerial estão reunidos no Palácio do Planalto para discutir quais serão as 50 medidas prioritárias do novo governo e o cronograma de implementação. Elas deverão ser divulgadas até a próxima segunda-feira (7).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]