• Carregando...
Hoje as mulheres podem se aposentar com cinco anos a menos de idade ou de contribuição. | Hugo Harada/Gazeta do Povo
Hoje as mulheres podem se aposentar com cinco anos a menos de idade ou de contribuição.| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

Mulheres com filhos podem ganhar um bônus no valor de sua aposentadoria. O acréscimo no benefício seria de algo como 5% para um filho, 10% para dois e assim por diante.

Essa é uma das propostas que estão na mesa de negociações da reforma da Previdência, segundo o jornal “Valor Econômico”. Seria uma alternativa para reduzir a resistência da base aliada, em especial da bancada feminina, à equiparação das regras de homens e mulheres.

SAIBA MAIS: As regras atuais para a aposentadoria das mulheres, e o que propõe a reforma

Para aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287, que reforma a Previdência, o governo precisa de 308 votos na Câmara. Dos 513 deputados, 55 são mulheres, e 42 delas são de partidos da base.

A percepção do Planalto é que a maioria das deputadas não aceita que homens e mulheres tenham as mesmas regras para aposentadoria. Por isso, o presidente Michel Temer estaria disposto a ceder mais um pouco na reforma.

É justo que homens e mulheres se aposentem com a mesma idade?

Leia a matéria completa

Hoje as mulheres podem se aposentar com cinco anos a menos de idade ou de contribuição. O governo pretendia acabar com essa distinção, estabelecendo idade mínima de aposentadoria de 65 anos para ambos os sexos, embora com um prazo de transição mais longo para as mulheres.

Outra proposta em análise é de que a idade mínima para as mulheres seja de 62 ou 63 anos, em vez de 65. Uma terceira possibilidade é que elas passem por uma fase de transição ainda mais longa em direção a uma idade mínima que, no futuro, seria igual à dos homens.

LEIA TAMBÉM: Governo admite mudar regra de transição da reforma da Previdência

Compensação

A diferenciação que existe hoje é uma espécie de compensação pelos obstáculos que as mulheres enfrentam na vida profissional e à jornada de trabalho. Além das horas que passam no emprego, muitas cuidam mais da casa e dos filhos que os homens.

O secretário da Previdência Social, Marcelo Caetano, um dos mentores da reforma, considera que não é função do sistema de aposentadorias resolver esse ou qualquer tipo de discriminação.

Em declarações à imprensa, Caetano disse que até a idade mínima igual já é uma espécie de subsídio para as mulheres, uma vez que a expectativa de vida delas é maior que a dos homens – ou seja, elas usufruem da aposentadoria por mais tempo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]