O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou neste sábado (30) no Twitter que o Ministério da Economia prepara uma mudança na tributação das empresas e empresários, reduzindo impostos visando a geração de empregos e redução no preço de produtos.
A proposta é fazer a taxação de dividendos e ganhos de capital em troca de uma simplificação na cobrança de imposto de renda. Diferente de outros países, no Brasil a parcela do lucro recebido por acionistas não tem incidência de imposto de renda — essa tributação deixou de existir no país nos anos 1990.
Veja também: Bolsonaro deve mudar regra de reajuste do salário mínimo. Veja como
“A ideia seria a troca da cobrança de Imposto de Renda sobre os dividendos. Atualmente, as empresas do Brasil que lucram mais de R$ 20 mil por mês pagam 25% de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e 9% Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), totalizando 34%.”, afirmou o presidente no Twitter.
A ideia seria a troca da cobrança de Imposto de Renda sobre os dividendos. Atualmente, as empresas do Brasil que lucram mais de R$ 20 mil por mês pagam 25% de Imposto de Renda Pessoa JurÃdica (IRPJ) e 9% Contribuição Social sobre o Lucro LÃquido (CSLL), totalizando 34%.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 30 de março de 2019
Segundo o Bolsonaro, a medida vai “reduzir impostos de empresas, gerando competitividade interna, empregos, barateamento do produto e competitividade também no exterior”. Segundo o presidente, uma política semelhante foi adotada pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
Essa não é a primeira vez que a proposta é ventilada pelo governo. Em janeiro, durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, o ministro da Economia, Paulo Guedes, já havia feito menção a essas mudanças. Na época, ele afirmou que a alíquota deve ficar por volta de 15% e que poderia reduzir a alíquota do imposto sobre empresas de 34% para algo por volta de 15%.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Toffoli se prepara para varrer publicações polêmicas da internet; acompanhe o Sem Rodeios
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Brasil cai em ranking global de competitividade no primeiro ano de Lula
Deixe sua opinião