• Carregando...
 | Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: Gazeta do Povo/Arquivo

Empresários da indústria que estiveram reunidos com o presidente Jair Bolsonaro e com os ministros Paulo Guedes (Economia) e Onyx Lorenzoni (Casa Civil) receberam a informação de que uma série de medidas para desburocratizar a economia deverão ser anunciadas nas próximas duas semanas – um “revogaço” de medidas de atrapalham a produção.

Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção (Abit), Fernando Pimentel, a Casa Civil está costurando o pacote que prevê a retirada de normas por meio de decretos presidenciais. “Não é preciso apenas podar o entulho burocrático, mas evitar que novos surjam e gerem custos para as companhias. É uma agenda de todos os dias, mas que vale a pena e que afeta a todos nós como empreendedores”, disse.

Já a secretaria de produtividade do Ministério da Economia estuda sair medidas de microeconomia e regulatórias para melhorar o ambiente de negócios.

LEIA TAMBÉM: CPF vira documento único para o governo federal

Empresários dão apoio à reforma da Previdência

Representantes de 11 ramos industriais estiveram em Brasília para demonstrar apoio à reforma da Previdência. Eles aproveitaram a visita para apresentar uma agenda para acelerar o crescimento econômico. Na visão dos empresários, o principal impulso que a reforma da Previdência pode dar à atividade é a recuperação da confiança na economia no longo prazo, o que tem sido freado pela incerteza quanto à solvência das contas do governo.

FIQUE POR DENTRO: Todas as notícias sobre a reforma da Previdência

Apesar dos dados de atividade fracos no início do ano, o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea ), Antônio Megale afirmou que alguns setores têm mostrado recuperação e que a aprovação das reformas econômicas poderia acelerar o crescimento.“A geração de empregos em fevereiro nos traz otimismo de que, se as reformas passarem, teremos a possibilidade de crescimento expressivo por alguns anos”, afirmou.

Por isso, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), José Velloso, afirmou que sem a reforma, o resultado positivo na atividade, ainda que pequeno atualmente, pode desaparecer. “O PIB será um com a reforma e será outro, totalmente diferente, sem a reforma”, disse, acrescentando que pode virar uma recessão.

ESPECIAL: O que muda com a reforma da Previdência na sua aposentadoria

Para ele, no entanto, o foco das ações na macroeconomia não deve ser desviado da Previdência.“Não adianta colocar mais uma agenda macroeconômica neste momento. Colocar uma reforma tributária, política ou de costumes pode atrapalhar a agenda da reforma da Previdência. É uma de cada vez”, afirmou.

Promessa de baixar custo da energia e fazer a reforma tributária

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Plástico (Abiplast), José Ricardo Roriz Coelho, demonstrou uma visão diferente da de seu colega da Abimaq. “Colocamos a nossa agenda e recebemos o ‘input’ do governo de que algumas ações vão sair. Não podemos ter só a agenda da Previdência, precisamos acelerar o retorno do crescimento”, afirmou.

Neste sentido, disse ele, o ministro Guedes sinalizou com ações concretas para baixar o custo da energia, por meio de mudanças no mercado de gás, e também a reforma tributária. “Existe uma expectativa pelas medidas, estamos ansiosos para conhecer o ‘revogaço’ e outras medidas que o governo tem a apresentar nos próximos dias”, disse Humberto Barbato, presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee). “Isso parece fundamental para continuar com os níveis elevados de confiança da indústria.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]