• Carregando...
Uma greve no pólo petroquímico de Camaçari, na Bahia, nos anos 1980, foi responsável por aproximar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o empreiteiro Emílio Odebrecht. | REPRODUCAO/
Uma greve no pólo petroquímico de Camaçari, na Bahia, nos anos 1980, foi responsável por aproximar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o empreiteiro Emílio Odebrecht.| Foto: REPRODUCAO/

Uma greve no pólo petroquímico de Camaçari, na Bahia, nos anos 1980, foi responsável por aproximar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o empreiteiro Emílio Odebrecht, num encontro intermediado pelo ex-governador de São Paulo Mário Covas, morto em 2001. A história é narrada pelo próprio Odebrecht, em trecho de sua delação premiada firmada no âmbito da operação Lava Jato.

Dali em diante, a empatia surgida entre ambos fez de Lula e Emílio Odebrecht interlocutores habituais, e também do grupo empresarial baiano um apoiador de primeira hora das disputas presidenciais do petista. O empreiteiro diz ter colaborado com campanhas de Lula desde 1989, quando ele foi ao segundo turno mas perdeu a disputa para Fernando Collor de Mello.

“Lula não tem nada de esquerda”, diz empreiteiro

“Estávamos enfrentando uma greve, que estava perdurando, no pólo petroquímico de Camaçari [onde o grupo inaugurara havia pouco uma planta industrial]. Mário Covas então me perguntou: você conhece Lula?”, diz Odebrecht, em depoimento em vídeo gravado em 13 de dezembro passado.

O empresário diz que o encontro deve ter ocorrido no início dos anos 1980. Um assessor, a seu lado, corrige-o, dizendo que foi entre o fim daquela década e o início da seguinte. O mais provável, porém, é que tenha sido em meados de 1985, quando uma greve de 15 dias paralisou indústrias químicas e petroquímicas em Camaçari, num dos primeiros protesto de grande porte de trabalhadores do setor desde o golpe militar de 1964.

LEIA TUDO sobre a Lava Jato

Saiba quem são os políticos investigados na lista de Fachin

“Deixa de historinha!” Procurador dá lição de moral em patriarca da Odebrecht

“Fomos apresentados na casa de Mário Covas, num sábado. O encontro fomos [só]nós três. Relação de confiança [que havia] entre mim e Covas ele procurou transferir para Lula. E tive uma empatia, sinceramente tive uma empatia com ele. Foram nove horas de diálogo”, narra Odebrecht.

Em 1985, Covas, ainda no PMDB, se preparava para deixar a prefeitura de São Paulo, posto que ocupava desde 1983 por indicação do então governador Franco Montoro. Fernando Henrique Cardoso, candidato do partido à sucessão de Covas, amargaria uma inesperada derrota para Jânio Quadros. EM 1988, Covas e FHC estariam no grupo que deixou o PMDB para fundar o PSDB.

O encontro foi proveitoso, segundo diz o empreiteiro. “Pude falar com ele [Lula] sobre a greve. A greve estava perdurando, com problemas seríssimos [para a Odebrecht]. Ele não só me ajudou [a encerrar a paralisação] como criou uma condição de [a empresa] ter relação diferenciada com sindicatos na Bahia.”

Crise política é chance de mudar para melhor, dizem analistas.Será mesmo?

Em documento anexo à delação, Odebrecht dá mais detalhes. “À época, que coincidia com o período de redemocratização do Brasil e com o aumento dos investimentos da organização no setor petroquímico, houve ume greve geral no polo de Camaçari, sem o envolvimento de líderes sindicais ou do próprio sindicato. Como tínhamos dificuldade de dialogar com os empregados, pedi apoio a Covas, que me sugeriu que conhecesse Lula. Ele teve papel importante na retomada dos diálogos e após um período de pelo menos duas semanas uma das maiores greves já enfrentadas pela indústria petroquímica teve fim.”

A partir daí, os dois iniciaram uma “relação de proximidade e respeito mútuo”, segundo Odebrecht. Pedro Novis, ex-presidente da empresa e também delator na Lava Jato, usa outras palavras. “Talvez doutor Emílio, ao longos desses anos, tenha sido o empresário de maior proximidade, até de relação de amizade [com Lula]”, relata Novis, em depoimento colhido em 12 de dezembro passado.

“Lula não tem nada de esquerda”, diz empreiteiro

“Passei a ter um processo de convívio com ele [Lula] quase que institucional. Era três a quatro encontros [anuais], em determinados anos mais. Ele começava a pensar no processo de disputa [a presidente]. É uma das pessoas mais intuitivas que já vi na minha vida. É um animal político, intuitivo”, conta o empreiteiro. “Ele tomou a decisão de partir para isso [a candidatura presidencial] e nós ajudamos, já em 1989. Fomos com ele sempre.”

Na delação, Odebrecht narra conversas com Lula sobre o futuro do setor petroquímico. Segundo ele, a Petrobras desejava estatizar o setor, posição contrária à da Odebrecht. “Eu coloquei isso a ele, que foi muito enfático e me respondeu: ‘eu não sou de estatizar’”, afirma Emílio. Ante dúvidas do empresário sobre a concordância do partido com a posição de Lula, o ele foi enfático, segundo o delator. “Lula disse: ‘Quem manda [no PT] sou eu.’”

Odebrecht doou para “caixa oficial e não oficial” de FHC

O empreiteiro prossegue: “Golbery do Couto e Silva (um dos homens fortes do regime militar, e também executivo do setor petroquímico --trabalhou na norte-americana Dow Química), me disse: ‘Lula não tem nada de esquerda. Ele é um bon vivant’. E é verdade. Efetivamente, a coisa que ele mais quer é ver a população carente [bem] sem prejuízo de quem tem. Não é aquele negócio de tirar de um para dar ao outro. É como [fazer para] aquele que pode ajudar o outro a crescer. É a visão correta, é a minha visão. É por isso que procurei contribuir muito [com Lula].”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]