• Carregando...
Kim Kataguiri disse que Marcel Van Hattem reúne as qualificações para realizar as reformas necessárias e deixar a Câmara mais enxuta e veloz. | Najara Araújo/ Agência Câmara
Kim Kataguiri disse que Marcel Van Hattem reúne as qualificações para realizar as reformas necessárias e deixar a Câmara mais enxuta e veloz.| Foto: Najara Araújo/ Agência Câmara

O deputado eleito Kim Kataguiri (DEM-SP) retirou sua candidatura à presidência da Câmara e anunciou apoio ao também deputado eleito Marcel Van Hattem (Novo-RS). O anuncio foi feito nesta quarta-feira (23), pelos próprios parlamentares.

Kataguiri disse que Marcel reúne as qualificações para realizar as reformas necessárias e deixar a Câmara mais enxuta e veloz. O líder do Movimento Brasil Livre (MBL) afirmou ainda que irá juntamente com o Partido Novo intensificar a busca por votos nas próximas semanas, até as eleições, que serão no dia 1º de fevereiro.

LEIA TAMBÉM: Governo Bolsonaro quer Renan candidato à presidência do Senado

Kataguiri havia anunciado sua candidatura apesar de seu partido ter outro candidato, que é o atual presidente da Casa e o favorito na disputa até o momento, Rodrigo Maia (DEM-SP). “Ele não defende as reformas administrativas e não tem um canal direto de comunicação com a população”, afirmou o deputado eleito do DEM de São Paulo, ao responder o porquê de não apoiar o correligionário.

Kataguiri negou que tenha havido pressões do partido para que ele desistisse de sua candidatura e disse que chegou a conversar com Maia antes de tomar a decisão de apoiar Van Hattem. “Maia respeita meu apoio”, disse e acrescentou que esse posicionamento é ideológico. Segundo ele, não houve negociação de posições na Casa. Van Hattem afirmou que ele e Kataguiri defendem as mesmas ideias e agradeceu o apoio do colega.

Kataguiri, que tem 22 anos, chegou a entrar no Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir que não fosse barrado de concorrer pela idade – por estar na linha sucessória da presidência da República, há o entendimento em parte da Casa de que menores de 35 anos não poderiam assumir o posto. Seu pedido, no entanto, foi negado pelo ministro Luiz Fux, que afirmou não haver evidências de que ele de fato seria barrado. 

Deputados mais votado do Rio Grande do Sul

O Novo anunciou na terça-feira (22) a candidatura de Van Hattem. Sua plataforma de campanha para o cargo inclui temas como a desburocratização da máquina pública, o fim do foro privilegiado e as reformas da Previdência e tributária. O parlamentar também afirmou que o partido terá uma posição de independência em relação ao governo de Jair Bolsonaro.

Deputado mais votado do Rio Grande do Sul, Van Hattem é um dos fundadores do MBL. Atualmente deputado estadual, ele foi do PP antes de se filiar ao Novo. Apesar de ser uma bancada nanica, com oito deputados eleitos, o partido diz que tem conversado com integrantes de outras legendas para angariar apoio, inclusive do PSL, que decidiu integrar o bloco do atual presidente da Casa. Maia já conta com o apoio de 12 partidos.

Outros candidatos

Além de Van Hattem e Rodrigo Maia, estão na disputa pelo posto os deputados Fábio Ramalho (MDB-MG), Alceu Moreira (MDB-RS), Arthur Lira (PP-AL), Marcelo Freixo (PSOL-RJ), Ricardo Barros (PP-PR), JHC (PSB-PE) e Capitão Augusto (PR-SP).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]