• Carregando...
Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato. | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato.| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Maior operação de combate à corrupção da história do país, a Lava Jato completa 5 anos neste domingo (17 de março) diante de uma grande pergunta: ela vai acabar por causa da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) da última quinta-feira (14)? O Podcast República, programa semanal da Gazeta do Povo sobre política, discutiu o futuro e o legado da Lava Jato.

Com mediação de Fernando Martins, o podcast teve a participação dos jornalistas Lúcio Vaz, Kelli Kadanus e Renan Barbosa. Eles discutiram os impactos da decisão do STF de levar para a Justiça Eleitoral qualquer crime que tenha relação com caixa 2 em campanhas políticas – o que a força-tarefa do Ministério Público Federal (MPF) considera um golpe de morte na operação.

O Podcast República também analisou de onde vêm as maiores ameaças à Lava Jato. E discutiu se o ex-juiz da operação Sergio Moro, hoje ministro da Justiça, vai conseguir promover as mudanças legais e institucionais que dificultarão a ocorrência de novos casos de corrupção no país.

Outro assunto debatido pelos jornalistas da Gazeta do Povo foi a polêmica sobre o fundão de R$ 1,2 bilhão que a força-tarefa da Lava Jato queria criar com verba paga pela Petrobras nos Estados Unidos. O Brasil corre o risco de perder o dinheiro recuperado, como argumenta a Lava Jato, ou a força-tarefa está entrando numa área que não é a sua?

LEIA TAMBÉM: Os 27 argumentos da Lava Jato a favor do fundo anticorrupção

O podcast avaliou ainda se há alguma procedência na acusação do PT de que a Lava Jato teve por objetivo atingir o partido e seus líderes. Os jornalistas da Gazeta do Povo finalizaram o programa dizendo qual foi o maior legado da operação e o seu principal deslize.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]