• Carregando...
Ex-presidente lidera intenções de votos em todas as simulações feitas pelo Datafolha | Ricardo StuckertDivulgação
Ex-presidente lidera intenções de votos em todas as simulações feitas pelo Datafolha| Foto: Ricardo StuckertDivulgação

A mais recente pesquisa do Instituto Datafolha indica que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está consolidado na liderança da corrida eleitoral de 2018. Em várias simulações de adversários, ele aparece com porcentuais que variam de 34% a 37% das intenções de votos – significa que um em cada três consultados declarou voto em Lula. O segundo colocado é o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC). Ele aparece com porcentuais oscilando entre 22% e 17%, dependendo da combinação de adversários. O cenário com maior intenção de votos é na hipótese de Lula não disputar a eleição. Bolsonaro herdaria eleitores do petista e teria um quinto das intenções de voto. 

O terceiro lugar está embolado, com leve predominância para Marina Silva (Rede), que lançou pré-candidatura neste sábado (2), seguida de perto pelo governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB) e pelo ex-ministro Ciro Gomes (PDT).  Eles têm porcentuais que variam entre 13% e 6%, dependendo da composição de adversários. O senador paranaense Alvaro Dias (Podemos) aparece com 6% a 4% das intenções de votos. O Datafolha também considerou como possíveis candidatos o ex-ministro Joaquim Barbosa, a deputada Manuela D’ávila (PCdo B), o ministro Henrique Meirelles (PSD) e outros potenciais concorrentes, que estão com índices mais baixos de intenção de votos. 

Em todas as simulações de segundo turno, Lula venceria. O petista é o preferido entre os mais pobres, os menos escolarizados e os nordestinos. Já Bolsonaro é o preferido entre homens, jovens e com renda maior. Segundo o Datafolha, na camada mais abastada da população, a distribuição de votos é pulverizada. A pesquisa foi feita entre os dias 29 e 30 de novembro, em 192 cidades, e ouviu 2.765 eleitores. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para cima ou para baixo.

Abaixo, o desempenho dos candidatos no cenário com Marina, Joaquim Barbosa, Michel Temer e Henrique Meirelles:

Outros: Joaquim Barbosa (Sem Partido) 5%, Alvaro Dias (Podemos) 3%, Manuela D'Ávila (PCdoB) 1%, Michel Temer (PMDB) 1%, Henrique Meirelles (PSD) 1%, Paulo Rabello de Castro (PSC) 1%, em branco/nulo/nenhum 12%, não sabe 2%
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]