• Carregando...
Israel posta imagens dos militares que ajudarão em Brumadinho. | Forças de Defesa de Israel/Redes Sociais
Israel posta imagens dos militares que ajudarão em Brumadinho.| Foto: Forças de Defesa de Israel/Redes Sociais

Uma missão com 130 especialistas israelenses que vêm ao Brasil ajudar na busca por sobreviventes e vítimas do rompimento de barragens da Vale em Brumadinho (MG) deixou o país na manhã deste domingo (27). Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, 257 pessoas continuam desaparecidas.

Segundo o governo israelense, eles deverão desembarcar na região do desastre na noite deste domingo, com 16 toneladas de equipamentos. Israel está enviando sonares e máquinas para bombear a lama, além de quatro veículos.

LEIA TAMBÉM: Resgates dramáticos – as histórias de sobreviventes da tragédia de Brumadinho

A equipe é formada por socorristas, médicos, engenheiros e especialistas em operar equipamentos para localizar vítimas de soterramento. Os israelenses têm conhecimento técnico nesse tipo de tarefa em razão do treinamento contra possíveis desabamentos provocados por ataques terroristas.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), foi informado da chegada da missão israelense após o presidente Jair Bolsonaro (PSL) aceitar a ajuda oferecida pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

É a primeira vez que Israel envia uma equipe de resgate a outro país, após a criação do Grupo Consultivo Internacional de Pesquisa e Resgate (Insarag, na sigla em inglês), em novembro de 2018, de acordo com Força de Defesa de Israel.

“A delegação inclui cerca de 70 reservistas do total de 130 soldados entre homens e mulheres”, disse o porta-voz do Exército, general Ronen Nellis.

LEIA TAMBÉM: Desastre em Minas é destaque em sites internacionais

Entre os soldados estão especialistas em engenharia, médicos, bombeiros, soldados da unidade subaquática, representantes do Ministério de Relações Exteriores e embaixador de Israel para o Brasil, Yossi Sheli. A delegação é chefiada pelo comandante de Pesquisa Nacional e Resgate, coronel Golan Vach.

Após discussões sobre o formato das buscas, a equipe de resgate decidiu se concentrar na procura por sobreviventes. Para isso, um dos equipamentos enviados foram radares para busca de celulares.

Alarme toca e comunidades são evacuadas

Neste domingo os bombeiros iniciaram a evacuação de comunidades de Brumadinho após a constatação de que uma quarta barragem da Vale apresenta risco iminente de rompimento. Um alarme de aviso sobre rompimento de barragem soou às 5h30.

Os bombeiros informaram que 350 pessoas deverão ser evacuadas. As famílias serão levadas para a parte mais alta do núcleo urbano ou deslocadas para outras localidades na região de Brumadinho.

Pela manhã, a neblina atrapalhava as operações de resgate aéreo com helicópteros a partir da base montada na igreja do Córrego do Feijão.

Oficialmente, o número de mortos por causa do rompimento de uma barragem de rejeitos de minério de ferro , na sexta-feira (25), chegou a 37 pessoas, segundo o Corpo de Bombeiros. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]