• Carregando...
Vista aérea da Mina Mar Azul e de uma comunidade nas proximidades. | Google Maps/Reprodução
Vista aérea da Mina Mar Azul e de uma comunidade nas proximidades.| Foto: Google Maps/Reprodução

Cerca de 170 moradores foram evacuados de suas casas em Nova Lima (MG), na noite deste sábado (16), segundo a Defesa Civil de Minas Gerais. Eles estão em áreas próximas a duas barragens da Mina Mar Azul, da Vale. As barragens têm aproximadamente 3 milhões de metros cúbicos de rejeitos. A empresa de auditoria responsável por avaliar o risco da estrutura se negou a atestar a estabilidade das barragens.

No total, são 49 casas que estão no plano de emergência. A evacuação não significa que a barragem está para se romper, mas que o nível de risco passará de 1 para 2, já que auditoria que fez a fiscalização não atestou sua segurança.

É a terceira evacuação próxima a barragens em Minas desde que a da barragem da mina Córrego do Feijão se rompeu em Brumadinho no dia 25 de janeiro – a tragédia deixou ao menos 166 mortos e 145 pessoas desaparecidas.

No dia 8 de fevereiro, comunidades dos municípios de Barão de Cocais, a 100 km de Belo Horizonte, e Itatiaiuçu, na região metropolitana, foram evacuadas diante do risco de novas tragédias com reservatórios. .

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]