• Carregando...
 | MAURO PIMENTEL/AFP
| Foto: MAURO PIMENTEL/AFP

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) comentou a ida de Sergio Moro para o ministério da Justiça e afirmou que o novo ministro atacará a corrupção de forma “global” em todo o Brasil e não somente no âmbito da Operação Lava Jato, como vinha ocorrendo. Moro aceitou nesta quinta-feira (1º) o convite para ser ministro, após uma reunião na casa do capitão da reserva, no Rio de Janeiro. Ele é o quinto nome confirmado para compor a equipe ministerial.

Em entrevista à Rede Record, publicada no perfil oficial de Bolsonaro no Twitter, o presidente eleito conta que Moro questionou se teria meios e liberdade para perseguir uma agenda para combate efetivo à corrupção e ao crime organizado. Segundo Bolsonaro, eles chegaram “100% em acordo a tudo”.

LEIA TAMBÉM: Quais são os poderes oferecidos a Moro no novo superministério da Justiça

O presidente eleito disse, ainda, que Moro comentou que a Lava Jato não será esquecida e que há bons juízes para substituí-lo. O juiz conduz a Lava Jato em Curitiba, mas será obrigado a pedir exoneração do cargo para assumir o ministério. Em nota à imprensa, disse que isso vai acontecer logo.

Moro chefe da Polícia Federal

Questionado sobre o fato de Moro passar a comandar a Polícia Federal, sem ter experiência em segurança pública, Bolsonaro afirmou que Moro terá ampla liberdade para escolher quem vai compor o seu segundo escalão para lhe ajudar nessa missão.

“Ele é o chefe da Polícia Federal, ele vai tratar da questão da segurança e, obviamente, não é especialidade dele a segurança pública, mas bem assessorado e com a inteligência que lhe é peculiar, ele tomará as decisões adequadas nessa área”, afirmou Bolsonaro.

Atacar a corrupção em todo o Brasil

O presidente contou, ainda, que viu Moro, ao aceitar o convite para o ministério da Justiça, como “um jovem universitário recebendo o seu diploma”. “Ele está com muita vontade de realmente levar a diante a sua agenda.”

Bolsonaro disse, também, que agora Moro “atacará de forma global no Brasil a corrupção e não apenas na Lava Jato”. E louvou o juiz por abandonar a carreira de 22 anos de magistrado para servir à pátria.

Assista a entrevista na íntegra:

Superministério da Justiça

Moro vai assumir o chamado superministério da Justiça e Segurança Pública. Esse ministério será mais abrangente que a pasta atual, pois vai incluir a área de Segurança Pública – que tem sob seu comando a Polícia Federal –, mais a Secretaria da Transparência e Combate à Corrupção, a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

Além de ações de combate à corrupção e lavagem de dinheiro, que são especialidades de Moro, o futuro ministro terá a responsabilidade de dar respostas à sociedade sobre a criminalidade – uma das bandeiras de campanha de Bolsonaro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]