• Carregando...
Lula responde a dois processos em Curitiba e a outros três em Brasília. Além disso existem mais dois inquéritos em curso  no STF e um em Curitiba. | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Lula responde a dois processos em Curitiba e a outros três em Brasília. Além disso existem mais dois inquéritos em curso no STF e um em Curitiba.| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

O já famoso caso do tríplex no Guarujá (SP), alvo da ação penal em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi interrogado pelo juiz Sergio Moro na quarta-feira (10), não é o único enrosco judicial do petista. Ainda em Curitiba, ele responde a mais um processo, envolvendo a compra, pela Odebrecht, de um terreno para a construção de uma nova sede para o Instituto Lula – que de fato não aconteceu – e o aluguel de um apartamento em São Bernardo do Campo (SP) – a Lava Jato acredita que Lula é o proprietário real do imóvel, mas o colocou em nome de um “laranja” e fez um contrato fictício de locação. O ex-presidente deve voltar a Curitiba no próximo semestre para ser interrogado novamente por Moro, agora nessa última ação.

Lula também responde a mais três processos na Justiça Federal de Brasília. Um deles é por tráfico de influência por ter supostamente atuado para liberar verba do BNDES em obra da Odebrecht em Angola. O segundo é por obstrução de Justiça, por ter tentado comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró e tentar impedi-lo de firmar um acordo de colaboração premiada.

O último processo é referente à Operação Zelotes. Lula é acusado pelo Ministério Público Federal de ter atuado de forma criminosa nas negociações que levaram a compra, pelo governo brasileiro, de caças Gripen da sueca Saab, além de atuar na renovação de uma medida provisória que levou a prorrogação de benefícios fiscais concedidos a montadoras de automóveis.

Mais inquéritos

Há ainda outras investigações em curso que envolvem irregularidades supostamente cometidas por Lula. O ex-presidente é parte em dois inquéritos em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF). Um deles investiga indícios de crimes cometidos por pessoas ligadas ao PT na Lava Jato. Lula é investigado junto com outras 11 pessoas.

Outro inquérito do STF investiga Lula e a ex-presidente Dilma Rousseff por obstrução de Justiça. A suspeita é que Dilma teria nomeado Lula ministro da Casa Civil para tirar as investigações contra ele das mãos do juiz Sergio Moro, garantindo a Lula a prerrogativa de foro.

Na Polícia Federal, em Curitiba, há pelo menos mais um inquérito envolvendo o ex-presidente. Os investigadores apuram a posse de um sítio em Atibaia (SP). Segundo a PF, uma perícia no local mostrou que só havia objetos pessoais da família do ex-presidente no local. Ele nega que seja o dono da propriedade. Os investigadores acreditam que o sítio é uma forma de pagamento de propinas da Odebrecht e da OAS por contratos das empreiteiras com a Petrobras.

Com a distribuição dos depoimentos de executivos da Odebrecht para outras instâncias, o número de investigações pode aumentar.

Confira tudo que pesa contra o ex-presidente:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]