• Carregando...
Segundo o tenente Pedro Aihara, do Corpo de Bombeiros, o número de mortos confirmados provavelmente deve aumentar nesta terça-feira (29). | Victor Moriyama/ Bloomberg
Segundo o tenente Pedro Aihara, do Corpo de Bombeiros, o número de mortos confirmados provavelmente deve aumentar nesta terça-feira (29).| Foto: Victor Moriyama/ Bloomberg

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais atualizou para 65 o número de mortes confirmados no rompimento da barragem de Brumadinho (MG). Segundo as autoridades, 279 pessoas ainda estão desaparecidas, 386 foram localizadas e 31 corpos estão identificados. O tenente-coronel Flávio Godinho, da Defesa Civil, informou que 386 pessoas foram localizadas pelas equipes de resgate na região de Brumadinho (MG).

Segundo o tenente Pedro Aihara, do Corpo de Bombeiros, o número de mortos confirmados provavelmente deve aumentar nesta terça-feira (29). De acordo com o tenente, há locais em que o trabalho de recuperação de corpos já iniciou e deve ser concluído amanhã.

LEIA TAMBÉM: Decreto de Dilma que chama colapso de barragem de ‘desastre natural’ viraliza

Nesta segunda, as forças de segurança que trabalham nas operações de busca ganharam o reforço da equipe israelense que chegou na noite de domingo para auxiliar nos resgates. Espera-se que os 136 militares agilizem o processo de retirada de vítimas somados aos 280 bombeiros. Entre os equipamentos trazidos de Israel estão sonares que podem detectar sinais de celular a até três metros de profundidade e distinguir a lama de outras substâncias, como corpos.

Também hoje, o diretor-executivo de Finanças e Relações com Investidores da Vale, Luciano Siani, anunciou que a empresa irá realizar a doação emergencial de R$ 100 mil a cada família que perdeu um ente querido na tragédia de Brumadinho.

Segundo o executivo, os depósitos irão começar nesta terça-feira . No mesmo dia, também será colocada uma cortina de contenção no Rio Paraopeba, para impedir que rejeitos afetem a captação de água no município de Pará de Minas – que abastece parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Governo federal prepara pacote de auxílio financeiro a vítimas de barragem

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) prepara um pacote de medidas para prestar auxílio financeiro às vítimas do rompimento de barragem. A ideia é que o gabinete de crise, criado na semana passada pelo Palácio do Planalto, anuncie as iniciativas até quinta-feira (31).

LEIA TAMBÉM: Justiça obriga Vale a salvar e pagar tratamento de animais soterrados em Brumadinho

No pacote em discussão, há a antecipação do saque do Bolsa Família para beneficiários do programa que foram afetados pela tragédia, medida que tem precedentes em casos de calamidade. O repasse seria viabilizado por meio de uma portaria editada pelo Ministério da Cidadania, responsável pelo programa social.

O governo federal também considera a liberação do saque das contas do FGTS e do PIS-Pasep para as vítimas do acidente. Isso seria realizado por meio da edição de uma medida provisória, que está em estudo tanto pela equipe política como econômica.

Para anunciar oficialmente as medidas, o Palácio do Planalto avalia o impacto das iniciativas e a forma como elas podem ser viabilizadas rapidamente.

O gabinete de crise avalia ainda a hipótese do Ministério da Justiça firmar um convênio com o governo de Minas Gerais para a liberação de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública. A ideia é que o montante seja utilizado para ajudar no resgate e identificação das vítimas da tragédia.

Veja os nomes das 31 vítimas identificadas até agora

Adriano Caldeira do Amaral

Alano Reis Teixeira

Alex Rafael Piedade

Camila Santos De Faria

Carlos Roberto Deusdeti

Cláudio José Dias Resende

Cleosane Coelho Mascarenhas

Cristiano Vinicius Oliveira de Almeida

Daniel Muniz Veloso

David Marlon Gomes Santana

Djener Paulo Las-Casas Melo

Duane Moreira De Souza

Edgar Carvalho Santos

Eliandro Batista de Passos

Fabricio Henriques da Silva

Flaviano Fialho

Francis Marques da Silva

Janice Helena do Nascimento

Jonatas Lima Nascimento

Leonardo Alves Diniz

Marcelle Porto Cangussu

Marcelo Alves de Oliveira

Maurício Lauro de Lemos

Moisés Moreira Sales

Ninrode de Brito Nascimento

Renato Rodrigues Maia

Robson Máximo Gonçalves

Roliston Teds Pereira

Wanderson Soares Mota

Wellington Campos Rodrigues

Willian Jorge Felizardo Alves

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]