Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

PUBLICIDADE

Símbolo pátrio

Nova bandeira para o Brasil inclui a palavra ‘amor’ antes de ‘ordem e progresso’

Criação é do mago das vinhetas da TV Globo, o designer Hans Donner. Movimento Fórum do Amanhã promove petição online para encaminhar proposta ao Congresso

  • Da Redação
 | Antonio More/Gazeta do Povo
Antonio More/Gazeta do Povo
 
0 COMENTE! [0]
TOPO

Nacionalmente conhecido pelas vinhetas que produz para a TV Globo, o designer Hans Donner encabeça um movimento que deseja modificar a bandeira oficial do Brasil. A mudança mais radical – digamos assim – na proposta concebida por Donner é a inclusão da palavra “amor” antes da expressão “ordem e progresso”.

Além disso, o sentido da faixa branca da bandeira que traz o lema positivista, que hoje forma um arco com a ponta final direcionada para baixo, seria invertido para o alto. O designer alemão, que vive no Brasil há 42 anos, afirma que a direção da faixa, como está hoje, indica “inferioridade”. Donner quer ainda usar tons de verde e amarelo em degradê.

O design da nova bandeira é lapidado há dez anos, mas foi apresentado oficialmente na quinta-feira (9), durante o Fórum do Amanhã, que acontece em Tiradentes (MG). O fórum é um movimento encabeçado pelos sociólogos Eduardo Giannetti e Domenico de Masi que reúne cidadãos da sociedade civil dispostos a repensar o Brasil a partir de quatro questões norteadoras: qual o sonho do brasileiro?; qual o Brasil ideal que pulsa e vibra no coração do Brasil real?; quais os elos nos ligam ao mundo e que traços nos definem como nação? quais valores seriam capazes de unir os brasileiros em torno de um projeto de Brasil?

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/11/10/Republica/Imagens/Vivo/bandeira.png
Modelo da nova bandeira brasileira concebida por Hans Donner. Reprodução

“O lema dos positivistas, que inspiraram a inscrição originalmente era esse, mas na hora de fazer a bandeira tiraram o amor. Eu coloquei de volta”, disse Donner durante a apresentação. “Meu objetivo é propor uma bandeira positiva, o brasileiro tem um sentimento de inferioridade enraizado, que temos que reverter”, afirmou.

A proposta de nova bandeira está disponível no site bitly.com/bandeirabrasil. Lá é possível assinar uma petição online para que a ideia seja enviada ao Congresso para ser, de fato, implementada. Por enquanto, a adesão é baixa: há 80 assinaturas desde 1º de novembro, mas são necessários pelo menos 100 mil apoios.

Currículo

Hans Donner é um designer gráfico alemão. Mudou-se para o Brasil em 1975, ano em que iniciou seu trabalho na TV Globo, desenvolvendo toda a nova identidade visual da emissora. A computação gráfica foi adotada por sua equipe no início da década de 1980, recurso utilizado em criações como as aberturas de diversos programas como Fantástico, Planeta dos Homens e Viva o Gordo.

Outro trabalho marcante foi a criação da abertura da novela O Dono do Mundo, na qual recriou a famosa sequência do filme O Grande Ditador de Charles Chaplin. Várias outras aberturas de novelas surgiram das pranchetas de Donner. Em 1990, foi o responsável pela criação da vinheta de carnaval Globeleza, estrelada por Valéria Valenssa, com quem se casou em 2002.

8 recomendações para você

deixe sua opinião

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE