• Carregando...
 | Antonio More/Gazeta do Povo
| Foto: Antonio More/Gazeta do Povo

Nacionalmente conhecido pelas vinhetas que produz para a TV Globo, o designer Hans Donner encabeça um movimento que deseja modificar a bandeira oficial do Brasil. A mudança mais radical – digamos assim – na proposta concebida por Donner é a inclusão da palavra “amor” antes da expressão “ordem e progresso”.

Além disso, o sentido da faixa branca da bandeira que traz o lema positivista, que hoje forma um arco com a ponta final direcionada para baixo, seria invertido para o alto. O designer alemão, que vive no Brasil há 42 anos, afirma que a direção da faixa, como está hoje, indica “inferioridade”. Donner quer ainda usar tons de verde e amarelo em degradê.

O design da nova bandeira é lapidado há dez anos, mas foi apresentado oficialmente na quinta-feira (9), durante o Fórum do Amanhã, que acontece em Tiradentes (MG). O fórum é um movimento encabeçado pelos sociólogos Eduardo Giannetti e Domenico de Masi que reúne cidadãos da sociedade civil dispostos a repensar o Brasil a partir de quatro questões norteadoras: qual o sonho do brasileiro?; qual o Brasil ideal que pulsa e vibra no coração do Brasil real?; quais os elos nos ligam ao mundo e que traços nos definem como nação? quais valores seriam capazes de unir os brasileiros em torno de um projeto de Brasil?

Modelo da nova bandeira brasileira concebida por Hans Donner. Reprodução

“O lema dos positivistas, que inspiraram a inscrição originalmente era esse, mas na hora de fazer a bandeira tiraram o amor. Eu coloquei de volta”, disse Donner durante a apresentação. “Meu objetivo é propor uma bandeira positiva, o brasileiro tem um sentimento de inferioridade enraizado, que temos que reverter”, afirmou.

A proposta de nova bandeira está disponível no site bitly.com/bandeirabrasil. Lá é possível assinar uma petição online para que a ideia seja enviada ao Congresso para ser, de fato, implementada. Por enquanto, a adesão é baixa: há 80 assinaturas desde 1º de novembro, mas são necessários pelo menos 100 mil apoios.

Currículo

Hans Donner é um designer gráfico alemão. Mudou-se para o Brasil em 1975, ano em que iniciou seu trabalho na TV Globo, desenvolvendo toda a nova identidade visual da emissora. A computação gráfica foi adotada por sua equipe no início da década de 1980, recurso utilizado em criações como as aberturas de diversos programas como Fantástico, Planeta dos Homens e Viva o Gordo.

Outro trabalho marcante foi a criação da abertura da novela O Dono do Mundo, na qual recriou a famosa sequência do filme O Grande Ditador de Charles Chaplin. Várias outras aberturas de novelas surgiram das pranchetas de Donner. Em 1990, foi o responsável pela criação da vinheta de carnaval Globeleza, estrelada por Valéria Valenssa, com quem se casou em 2002.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]