• Carregando...
Roberto Castello Branco será o novo presidente d a Petrobras. Em 2016, ele defendeu a privatização da companhia | Assessoria de Imprensa/Divulgação/
Roberto Castello Branco será o novo presidente d a Petrobras. Em 2016, ele defendeu a privatização da companhia| Foto: Assessoria de Imprensa/Divulgação/

O novo presidente da Petrobras no futuro governo Bolsonaro já defendeu a privatização da companhia em 2016, quando ela ainda atravessava a maior crise financeira e moral da sua história. Em uma palestra na Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, repercutida pela agência Reuters na época, Roberto Castello Branco afirmou que a intervenção do Estado na estatal abriu caminho para ineficiência e corrupção e que o melhor caminho para a Petrobras seria a privatização. Ele, porém, disse que o país ainda não estava preparado para isso.

Em artigo mais recente, publicado no jornal Valor Econômico em 8 de maio deste ano, ele também defendeu a privatizações de estatais, sem citar nominalmente a Petrobras. “Num país com tantas deficiências em saúde, educação, saneamento básico e segurança pública, com endividamento elevado e crescente e baixa produtividade, definitivamente não faz sentido manter centenas de bilhões de dólares alocados no capital de estatais, exercendo atividades que poderiam ser desempenhadas com sucesso pela iniciativa privada. Não privatizar significa optar por ser mais pobre no futuro”, escreveu.

LEIA TAMBÉM: Petrobras terá novo comando, mas ainda tenta deixar para trás imagem de corrupção

No mesmo artigo, ele defende a venda integral ou quase integral das refinarias e distribuidoras da Petrobras. Ele diz que a companhia, por “razões estruturais inerentes a uma empresa estatal”, não possui a competência para gerir esses negócios.

Contra ingerência política e controle de preços

Em 2016, ainda da palestra proferida na FGV, também fez fortes críticas à ingerência política que a Petrobras sofreu na época, durante os governos do PT, em especial de Dilma Rousseff. A estatal foi obrigada pelo governo a subsidiar gasolina e diesel a preços baixos, numa tentativa de controle da inflação. Com isso, ela bancou todo o prejuízo de vender os combustíveis em um valor menor do que o preço internacional, o culminou na maior crise financeira de sua história.

Castello Branco disse, na palestra, que “nenhum país sério do mundo combate a inflação com os preços dos combustíveis”. Ele defendeu que a estatal melhorasse as suas práticas de governança, acelerasse seu plano de desinvestimento e sua disciplina de alocação de capital.

CONHEÇA todos os nomes já confirmados para o governo Bolsonaro

Também destacou, segundo a agência Reuters, a necessidade de acabar com a interferência política na Petrobras e evitar que novos recursos do Tesouro fossem colocados na empresa para salvá-la da crise. “Uma empresa endividada tem que ser mantida sob pressão para ter incentivo para se salvar”, afirmou na palestra.

Quem é o novo presidente da Petrobras

Castello Branco foi conselheiro da Petrobras de 2015 a 2016, durante o governo Dilma. Nessa época, atuou com projetos de petróleo e gás. Saiu em 2016 após desentendimentos com Aldemir Bendine, presidente da Petrobras na ocasião, que depois acabou sendo preso na Operação Lava Jato e foi condenado em primeira instância pelos crimes de corrupção ativa e lavagem de dinheiro .

O novo presidente da Petrobras também foi diretor do Banco Central e da mineradora Vale. É um economista liberal, formando pela Universidade de Chicago, berço do liberalismo econômico. É muito próximo a Paulo Guedes, futuro ministro da Economia. Foi Guedes quem escolheu Castello Branco para presidir a Petrobras, já que Ivan Monteiro, o atual comandante, vai ficar no cargo somente até dezembro. Castello Branco assume em 1.º de janeiro.

Atualmente, ele é diretor no Centro de Estudos em Crescimento e Desenvolvimento Econômico da Fundação Getúlio Vargas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]