• Carregando...
Submarino S-40 Riachuelo foi lançado ao mar nesta setxa-feira (14) | Mauro Pimentel

AFP
Submarino S-40 Riachuelo foi lançado ao mar nesta setxa-feira (14)| Foto: Mauro Pimentel AFP

A Marinha do Brasil lançou ao mar nesta sexta-feira (14) o primeiro de cinco novos submarinos. Chamado de S-40 Riachuelo, trata-se de um submarino convencional de propulsão diesel-elétrica e de tecnologia francesa, transferida e parcialmente modificada por especialistas brasileiros. Ele ainda vai passar por dois anos de testes e provas em mar, até entrar oficialmente em serviço. Sua função será o controle das águas oceânicas de interesse o país.

A cerimônia de lançamento aconteceu no Complexo Naval de Itaguaí (RJ) durante esta manhã e contou com a presença do presidente Michel Temer e do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), além de outras autoridades. Entre os presentes, estava o almirante Bento, futuro ministro de Minas e Energia e atual Diretor Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, responsável pelo Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub).

Como foi a cerimônia

O Riachuelo foi batizado pouco antes das 11h pela primeira-dama, Marcela Temer, que quebrou uma garrafa de champanhe no casco, como manda a tradição. Em seguida, o presidente Michel Temer acionou o elevador do estaleiro, com motores, que colocou o submarino na água. Veja como foram os dois momentos:

O presidente discursou e afirmou ter absoluta certeza que seu sucessor e sua equipe farão um governo extraordinário. “Não só pelo que revelaram nas suas falas, mas pela história de Bolsonaro e dos que compõem sua equipe”. Bolsonaro participou do evento, mas não falou.

O novo submarino

Submarino Riachuelo tem 72 metros e pesa 1,7 mil toneladasMauro Pimentel/AFP

O Riachuelo é o primeiro submarino a ficar pronto dentro do Prosub, programa da Marinha criado para renovar e modernizar a frota brasileira, entre outras funções. A embarcação tem 72 metros e pesa 1,7 mil toneladas. Tem capacidade para 35 tripulantes e atinge a velocidade de 20 nós, o equivalente a 37 quilômetros por hora. Os armamentos são torpedo, mina e mísseis, com autonomia de 70 dias.

O submarino passará por testes no mar durante dois anos, para depois ser incorporado à Marinha. Entre os testes, estão navegar à velocidade máxima por muitas horas– acima de 37 km/hora submerso, 22 km/hora na superfície –, a grandes distâncias; emergir em ângulo vertical agudo, submergir em condição crítica; passar por batalhas e cercos virtuais de combate; fazer disparos de todas as suas armas e ensaiará a saída e o resgate de times de mergulhadores de combate; e participar de exercícios de incêndio, de naufrágio e de ações furtivas dedicadas à inteligência.

Só depois disso tudo o Riachuelo poderá entrar em serviço.

O Prosub

Criado há dez anos, o programa tem como meta a a produção de cinco submarinos: quatro convencionais, mas de tecnologia avançada, da classe Scorpéne e de propulsão por motores diesel-elétricos. Eles já têm nome: Riachuelo, Humaitá, Tonelero e Angostura. Os três últimos devem ser lançados até 2022.

Já o quinto submarino previsto será movido por energia nuclear. Ele pesará 6 mil toneladas e deve ser concluído até 2029. Até o fim do projeto, deverão ser investidos R$ 37 bilhões, ao todo.

SAIBA MAIS: Atrasado pela crise, projeto do submarino nuclear já recebeu R$ 21 bilhões

Frota atual

O Brasil conta atualmente com cinco submarinos, sendo um da classe Tikuna, construído no Brasil e que ficou pronto em 2008, e quatro da classe Tupi, sendo o primeiro construído na Alemanha entre 1987 e 1989 e os outros três, iguais ao alemão, montados no Brasil, mas sem transferência de tecnologia, nas décadas de 1990 e 2000.

Veja como foi a cerimônia de lançamento do Riachuelo:

Galeria de fotos:

  • Submarino Riachuelo: o primeiro de cinco novos da Marinha
  • Primeira-dama, Marcela Temer fez o tradicional batismo da embarcação
  • Cerimônia de inauguração aconteceu neste sexta-feira no Complexo Naval de Itaguaí
  • Embarcação tem 72 metros e pesa 1,7 mil toneladas. Tem capacidade para 35 tripulantes e atinge a velocidade de 20 nós, o equivalente a 37 quilômetros por hora
  • Temer e Bolsonaro participaram do evento
  • Riachuelo antes de ir para o mar. Embarcação passará agora por dois anos de testes no mar até entrar oficialmente em operação
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]