• Carregando...
 | Alan Santos/PR
| Foto: Alan Santos/PR

O novo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, fez sua estreia internacional na semana passada no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça. Chamado de “Trump dos trópicos” por sua abordagem populista, seus pontos de vista nacionalistas e sua admiração pelo presidente dos EUA, Bolsonaro realizou uma campanha incomum, principalmente nas mídias sociais. 

Agora, ele tem a missão de reviver uma economia estagnada, atrair investimentos estrangeiros e reduzir o crime e a corrupção em casa. Bolsonaro atraiu eleitores brasileiros aborrecidos com uma grave recessão e um grande escândalo de corrupção. Em Davos, ele sentou-se com o Lally Weymouth do The Washington Post. Veja como foi a entrevista:

Você parece ser o primeiro presidente brasileiro em muitos anos a querer um relacionamento caloroso com os Estados Unidos. Você admira o presidente Donald Trump?

Sim, eu admiro muito o presidente Trump por causa de sua postura em tentar tornar a América grande novamente. Nós também queremos um Brasil grande. É uma tradição de longa data no Brasil eleger presidentes que são inimigos dos Estados Unidos. Eu, ao contrário, sempre admirei o povo americano e suas políticas. Até agora tive cinco a seis reuniões com altos funcionários do governo dos EUA, incluindo o [conselheiro de segurança nacional] John Bolton. Tenho planos de visitar os EUA em março.

Qual a sua opinião sobre o regime do presidente Nicolás Maduro na Venezuela? Você acha que a mudança de regime é uma boa ideia? O que o Brasil pode fazer para afetar isso?

Nós sempre fomos contra o regime de Maduro, especialmente considerando que a Venezuela tinha laços muito estreitos com os governos [ex-presidentes brasileiros] Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, assim como com Cuba. O regime venezuelano atualmente em vigor deve ser alterado.

Como você vê isso acontecendo?

Você, claro, deve remover Maduro do poder. Acontece que ele tem 70 mil cubanos ao seu lado, por isso não será fácil removê-lo do cargo.

Você estaria disposto a usar as tropas brasileiras?

Não embarcaremos no Brasil em uma intervenção militar. Não temos um histórico de busca de intervenção militar para resolver problemas.

Ao mesmo tempo, a Venezuela é uma tragédia humanitária.

O Brasil acolheu e acomodou refugiados que vieram de nosso país para a Venezuela. Nós os realocamos por todo o Brasil e os ajudamos na transição. Nós já alcançamos nosso limite e sinalizamos claramente para a ditadura de Maduro que o Brasil deseja ver mudanças no atual regime da Venezuela.

Você acha que isso fez diferença para Maduro?

Eu acredito que sim. Nosso serviço de inteligência indicou que há um nível substancial de insatisfação entre os militares na Venezuela. O ex-presidente Hugo Chávez, no passado, cooptou o exército. Mas as forças armadas enviaram sinais de que não são tão coesas quanto no passado.

As pessoas estão muito chateadas nos EUA sobre comentários seus sobre as mulheres e a comunidade LGBT. Você disse que ter uma filha é uma “fraqueza”. E você mesmo tem uma filha! Um de seus membros do gabinete – Damares Alves, ministro de mulheres, família e direitos humanos – disse recentemente que “meninos usam azul e meninas vestem rosa”. Isso é realmente necessário? Por que você está fazendo isso?

Eu fui acusado de atacar mulheres, negros, gays, indígenas. Se tudo isso fosse verdade, eu teria vencido a eleição, tendo gasto menos de US $ 1 milhão?

Mas você tem que dizer algo sobre isso. Como você poderia chamar uma filha de um ato de fraqueza?

Estas foram apenas observações lúdicas. É muito comum expressar comentários lúdicos.

Você tem que dizer alguma coisa.

Eu já expressei minhas opiniões a esse respeito.

Você disse que preferia ter um filho viciado (em drogas) do que um filho gay. Em retrospecto, você acha que deveria ser presidente de todo o povo brasileiro e esquecer essas observações?

Essa é uma nova informação para mim. Eu nunca tinha ouvido isso antes.

Isso é o que é relatado.

Você realmente acredita em mídia impressa? Você realmente acredita nisso cegamente?

Sim, cresci na mídia impressa.

Eu não estou colocando nenhuma dúvida em sua mídia. No Brasil, eles são todos um e o mesmo - os jornais.

Você pode tranquilizar as mulheres e a comunidade LGBT de que elas têm um lugar no seu Brasil?

Eu amo mulheres!

E você pode garantir à comunidade LGBT que eles têm um lugar no seu Brasil?

Todo mundo tem um lugar no nosso Brasil. Eu quero que eles sejam muito felizes. Mas eu não vou permitir que crianças de 6 anos sejam expostas ao conteúdo homossexual em um ambiente escolar.

E quanto ao seu compromisso com a democracia? Você disse durante a campanha que admira a ditadura militar brasileira que governou de 1964 a 1985. Você disse que seria bom voltar a 40 ou 50 anos atrás. Você tem muitos oficiais do exército em posições-chave do governo...

Os militares salvaram o Brasil.

As forças armadas salvaram o Brasil?

Os militares salvaram o Brasil de uma potencial ditadura em 1964.

E você, senhor presidente? Você foi eleito democraticamente. Você tem um compromisso com a democracia hoje no Brasil?

Nós vamos reforçar a democracia a qualquer custo. A ex-presidente Dilma Rousseff teve vários terroristas em seu governo e ninguém disse uma palavra. Os presidentes [Luiz Inácio] Lula [da Silva] e Dilma amavam Fidel Castro, e muitas vezes elogiaram o governo do presidente Kim Jong Un na Coreia do Norte. Essas são as pessoas que falam sobre democracia no Brasil. Eu represento liberdade e democracia. Nossas forças armadas garantem o que estou dizendo para você.

Nos Estados Unidos, temos grandes forças armadas, mas também temos uma grande democracia. Então você pode ter os dois.

As forças armadas são a garantia da democracia.

Durante a campanha, você falou muito sobre acabar com a corrupção, como o descoberto na Operação Lava Jato, que envolveu um grande número de políticos. Você nomeou Sergio Moro como seu ministro da justiça. O que seu governo fará para combater a corrupção?

O ministro da Justiça, Sergio Moro, tem disponível todas as ferramentas para seguir a trilha do dinheiro. Pessoas corruptas não terão mais uma vida fácil no Brasil.

Eu tenho que te perguntar sobre o escândalo envolvendo seu filho, o recentemente eleito senador Flávio Bolsonaro. É relatado que seu filho contratou várias pessoas com laços estreitos com membros de milícias.

Isso não é um assunto do governo ou da administração federal – ou da sua conta –, mas vou expressar minha opinião sobre o assunto. Em grande medida, seu nome de família, Bolsonaro, é a razão pela qual ele tem tanta visibilidade. O que foi dito sobre ele até agora é o resultado de acusações políticas de pessoas que querem criticar minha administração. Meu filho sempre trabalhou com o serviço militar do Estado do Rio de Janeiro e concedeu mais de 300 diferentes condecorações e títulos de honra aos membros das forças armadas que lutaram em combate. Dois deles estão sendo acusados de irregularidades. Naturalmente, a pessoa que concedeu a decoração não pode ser culpada. Se alguma evidência se tornar disponível contra meu filho, ele será punido como qualquer outra pessoa e cumprirá sua pena.

Você falou muito sobre o combate ao crime, que é alto em seu país. Desde que assumiu o cargo, você tornou mais fácil as pessoas possuírem armas. Essa é uma boa maneira de combater o crime?

Aqueles que me criticam estavam no poder há 13 anos no Brasil e propuseram uma política dura para garantir que os cidadãos de boa vontade não fossem capazes de possuir armas. Como resultado, a violência aumentou no Brasil, não caiu. Tivemos um referendo em 2005, e a população brasileira decidiu que era seu direito legítimo comprar armas e munição. Tudo o que estou fazendo é implementar uma decisão tomada pela população brasileira.

Você fez uma incrível campanha eleitoral no seu sofá em casa - principalmente nas redes sociais, sem gastar muito dinheiro.

Não é tanto que eu escolhi ficar em casa, mas eu tive que passar 22 dias no hospital porque fui esfaqueado.

Em um evento de campanha, certo?

Eu estava fora sendo carregado por pessoas em seus braços na rua. Cerca de 30.000 pessoas compareceram àquela manifestação. Alguém relacionado ao partido de esquerda PSOL me apunhalou e torceu a faca.

Eu ouvi que você tem que ter outra operação quando for para o Brasil.

Sim, na próxima segunda-feira.

A reforma previdenciária é declaradamente a questão econômica mais importante para o Brasil hoje. Pode ter consequências políticas difíceis se você aumentar a idade de aposentadoria e reduzir os benefícios. Você apoia isso?

A reforma proposta é impopular... Se não passar, isso significará um colapso econômico.

Você acha que pode fazer com que a reforma previdenciária seja aprovada pelo Congresso?

Não temos alternativa.

Você disse que pode ter apenas um mandato como presidente por causa das coisas impopulares que você precisa fazer.

Isso é uma possibilidade, sim.

Então você decidiu que não vai concorrer?

A eleição ainda não começou.

Seu governo acabou de ser inaugurado.

Eu acho que você tem que governar pelo exemplo.

Ao lidar com questões realmente importantes, mas também impopulares?

Essas reformas devem ser realizadas no primeiro ano. Porque, depois disso, só com dificuldade é que consegue avançar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]