• Carregando...
Doações teriam ocorrido para as campanhas de Fernando Henrique à Presidência e ao Senado | Tânia Rêgo/Agência Brasil/Fotos Públicas
Doações teriam ocorrido para as campanhas de Fernando Henrique à Presidência e ao Senado| Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil/Fotos Públicas

Os caixas “oficial e não oficial” da Odebrecht foram utilizados em doação às campanhas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, segundo relato do patriarca da empresa, Emilio Odebrecht. A informação consta na “megadelação” da empresa à operação Lava Jato e na petição remetida à Justiça Federal de São Paulo, pelo ministro Edson Fachin.

Relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), Fachin despachou para São Paulo os documentos em que Emilio detalha a relação da empreiteira com FHC, que remonta aos anos 1970, quando o político era suplente de Franco Montoro no Senado.

Não é tudo a mesma coisa: delações da Odebrecht expõem diferentes crimes e gravidades

O pai de Marcelo Odebrecht também confirma o uso de dinheiro ilícito para financiar as campanhas de Fernando Henrique à Presidência da República e ao Senado Federal. “Teve ajuda de caixa oficial e não oficial. Se ele soube ou não, eu não sei. Tanto que eu também não sabia”.

Emilio dá a entender que esta falta de conhecimento é relativa aos detalhes operacionais do pagamento. “Ele [Fernando Henrique] indicava quem era e eu (...) falava com o Pedro Novis ‘fulano de tal vai lhe procurar’”. Novis foi presidente da Odebrecht entre 2002 e 2009, entre as gestões de Emilio e Marcelo.

Detalhes técnicos

Durante o depoimento, os procuradores questionam Emílio sobre a falta de detalhes técnicos sobre o repasse do suposto dinheiro ilegal. Um deles chega a dizer que os fatos relatados “não têm relevância pro nosso caso”, se “o senhor não tratou com ele diretamente pagamento de valores ilícitos”.

Outro integrante do Ministério Público pede que o empreiteiro identifique quem foram “as pessoas que pediram [caixa dois] por ele”, Fernando Henrique.

De 42 deputados investigados, 15 “cuidam” das reformas de Temer

É aí que Emilio detalha: “Ele me pediu! (...) pediu ‘Emílio, você pode me ajudar no programa da campanha?”. Logo depois, o ex-presidente da Odebrecht confirma que o pagamento foi tanto para as campanhas presidenciais (1994 e 1998) quanto para o Senado Federal (em 1986).

Questionado se FHC falou em valores, Emilio deu risada, e perguntou se os procuradores “conhecem a figura”, referindo-se ao ex-presidente. “Ele jamais iria falar comigo alguma coisa de valor. Não fala! Não fala...”.

Odebrecht não quis dizer o nome de quem foi a pessoa indicada para receber a suposta propina. Por não ter certeza de quem era, e também porque o nome que lhe veio à memória é de uma pessoa já falecida, cuja memória ele disse não querer manchar.

Influência na gestão

Emilio também falou da relação da Odebrecht com a gestão de FHC à frente da Presidência. Ele não falou em valores pagos sob forma de propina, mas em “contribuições” aos debates do governo.

Teria sido o caso da Lei de Concessões, de 1995, e da quebra do monopólio nas telecomunicações, também naquele ano (a Lei Geral das Telecomunicações, que instituiu as regras para o setor, é de 1997).

As conversas não eram “simplesmente visando os nossos interesses”, mas para “ajudar no crescimento quantitativo e qualitativo” do país, garante Emilio.

FHC desconhece conteúdo

Em vídeo publicado em sua conta no Facebook, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso comenta que “nunca chegou a meu conhecimento” nenhuma referência a “eventuais gastos de campanhas” feitas “pelo senhor Emilio Odebrecht”, das quais ficou sabendo por publicações da mídia.

FHC ressalta ainda que as informações a que teve acesso são vagas, e que vai ver “com calma do que se trata”. O político ainda ressaltou a importância da Lava Jato em “colocar as cartas na mesa” da política brasileira.

Confira o trecho do depoimento em que Emilio Odebrecht detalha o caixa dois:

Assista ao vídeo publicado por FHC em resposta às acusações:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]