• Carregando...
A contribuição sindical ajuda a bancar as campanhas salariais dos sindicatos. Ao contrário do imposto sindical, ela não é obrigatória. | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
A contribuição sindical ajuda a bancar as campanhas salariais dos sindicatos. Ao contrário do imposto sindical, ela não é obrigatória.| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

A contribuição assistencial, ou taxa negocial, é estabelecida por meio de acordo ou convenção coletiva de trabalho e serve para custear a participação do sindicato nas negociações salariais. Estima-se que ela responda por cerca de 30% da arrecadação dos sindicatos.

Prevista no artigo 513 da CLT, essa contribuição é voluntária. Mas em geral o empregado não sindicalizado que não queira contribuir precisa manifestar sua oposição por escrito; caso contrário, a taxa será descontada automaticamente do salário. Essa prática contraria o artigo 545 da CLT, que afirma que descontos de contribuições devidas ao sindicato só pode ser feitos com autorização do trabalhador.

SAIBA MAIS:O que é imposto sindical

Conforme o Precedente Normativo 119 do Tribunal Superior do Trabalho (TST), os não sindicalizados não são obrigados a pagar a contribuição assistencial. Esse entendimento foi confirmado em março de 2017 pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Em meio às negociações da reforma trabalhista, em vigor a partir de novembro de 2017, o governo sinalizou com a edição de uma medida provisória para permitir que essa contribuição possa ser cobrada também de trabalhadores não sindicalizados.

VEJA TAMBÉM:  O que é ajuste fiscal

A regulamentação dessa taxa, que em sua nova versão receberia o nome de “contribuição de assistência e de negociação coletiva”, seria uma forma de compensar os sindicatos pela extinção do imposto sindical obrigatório.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]