• Carregando...
 | Claudio Kbene/Reprodução/Facebook
| Foto: Claudio Kbene/Reprodução/Facebook

A página oficial do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Facebook mudou, nesta terça-feira (12), a versão sobre o suposto terço enviado pelo papa Francisco a Lula. A página alterou o post publicado na segunda-feira (11), que dizia que o papa havia enviado um terço para Lula, para afirmar que o ex-presidente recebeu um terço “abençoado” pelo papa das mãos de um emissário do Vaticano, o argentino Juan Gabrois. A alteração foi feita após o Vaticano esclarecer que Grabois “em nenhum momento” afirmou que o terço enviado pelo papa, e sim apenas abençoado.

A versão que o papa havia enviado um suposto terço a Lula foi divulgada pela própria página do ex-presidente no Facebook, na tarde de segunda. A publicação dizia que “O papa Francisco enviou um rosário ao presidente Lula, preso político há 67 dias (...)” e mostrava uma foto do rosário, acompanhado com um cartão supostamente assinado por Francisco. O post dizia, ainda, que o presente havia sido entregue a Lula na sede da Polícia Federal em Curitiba, onde o ex-presidente cumpre a pena de 12 anos e um mês de prisão após condenação no processo do tríplex.

Histórico de edições do post no Facebook da página do Lula que afirmava que o presidente havia recebido um terço enviado pelo papa Francisco.Reprodução

Nesta terça, a Santa Sé se manifestou através da página Vatican News, no Facebook, para esclarecer a polêmica. A nota se baseia nas declarações do advogado argentino Juan Gabrois, fundador do Movimento dos Trabalhadores Excluídos e ex-consultor do Pontifício Conselho Justiça e Paz. Foi ele quem supostamente teria entregue o rosário ao petista.

“Na entrevista – e nos ativemos a ela – EM NENHUM MOMENTO Grabois afirmou que o Terço foi enviado pelo Santo Padre, mas apenas ‘ABENÇOADO’ pelo Papa (não se sabe quando e nem em que ocasião), tendo sua fala sido traduzida de forma parcial e equivocada”, relata o texto publicado pelo Vatican News, se referindo à entrevista coletiva dada por Grabois após a tentativa de visita a Lula.

Reprodução/Facebook

Mudança de versão

Depois do esclarecimento, a página de Lula no Facebook alterou a publicação feita na segunda-feira. A página tirou a frase em que dizia que o papa Francisco havia enviado um terço a Lula e passou a afirmar que “O presidente Lula recebeu nesta segunda-feira (11) um Rosário abençoado pelo Papa Francisco das mãos de um emissário do Vaticano, o argentino Juan Gabrois. (...)”.

A mudança no texto foi feita no fim da manhã desta terça e pode ser conferida no próprio post sobre o assunto, na página do Lula, clicando nos três pontinhos que aparecem no canto superior direito do post e depois em “Ver histórico de edições”.

Histórico de edições do post no Facebook da página do Lula que afirmava que o presidente havia recebido um terço enviado pelo papa FranciscoFacebook

Juan Grabois

Em outra postagem, no Twitter, a assessoria do petista afirma que o terço foi trazido por “Juan Grabois, assessor do papa Francisco para assuntos de Justiça e Paz, que foi impedido de visitar o presidente”. Já a página Vaticano News afirma que Gabrois é um advogado argentino, fundador do Movimento dos trabalhadores excluídos e ex-consultor do Pontifício Conselho Justiça e Paz. A Santa Fé esclarece, ainda, que o advogado tentou fazer uma visita de cunho pessoal a Lula.

Ex-consultor do Pontifício Conselho Justiça e Paz, Grabois esteve na sede da Polícia Federal em Curitiba, onde Lula está preso há mais de 60 dias, para visitar o ex-presidente. Está autorizada a visita de religiosos a Lula nas segundas-feiras, mas, como o advogado argentino não é um sacerdote, ele foi impedido de ver o ex-presidente.

Mesmo assim, o terço teria sido entregue a Lula , segundo a página do ex-presidente no Facebook. O petista pode receber presentes desde que os objetos não coloquem em risco a saúde dele ou de alguém da carceragem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]