• Carregando...
 | Marcelo Andrade/Arquivo/Gazeta do Povo
| Foto: Marcelo Andrade/Arquivo/Gazeta do Povo

Em meio à ameaça de uma nova greve de caminhoneiros, a Petrobras anunciou nesta terça-feira (27) mudanças em sua política de preços para o diesel, que passará a ter reajustes em um prazo mínimo de 15 dias. A decisão foi aprovada pela diretoria da estatal em reunião na segunda-feira (26).

É a segunda mudança na periodicidade dos preços desde que a política de reajustes diários foi estabelecida, em 2017. Este modelo foi bastante criticado em 2018, em um processo que culminou com a greve dos caminhoneiros.

Para encerrar a paralisação, o governo – então comandado por Michel Temer – passou a subsidiar o combustível, para garantir a estabilidade dos preços e acalmar os transportadores. O subsídio, no entanto, chegou ao fim em 31 de dezembro.

A nova política atende em parte a um dos principais itens da pauta de reivindicações dos caminhoneiros. Eles querem que o governo estabeleça algum mecanismo para que o aumento dos combustíveis, que se baseia em dólar, seja feito só uma vez por mês, e não mais diariamente. Com a decisão da Petrobras, o reajuste deixa de ser diário, mas o preço pode mudar até duas vezes por mês.

No início do ano, a estatal anunciou que poderia segurar reajustes do preço do diesel – como já vinha fazendo com a gasolina –, usando mecanismos de proteção financeira para evitar prejuízos.

Em nota divulgada nesta terça, a Petrobras diz que manterá o uso desses mecanismos financeiros. Os reajustes, afirma a companhia, serão feitos “em períodos não inferiores a 15 dias”. A estatal disse que manterá o acompanhamento das cotações internacionais, com margens para remunerar os riscos de operação.

Bolsonaro está disponível para discutir

Também na segunda-feira, o porta-voz da Presidência da República, Otávio do Rêgo Barros, avisou que Jair Bolsonaro está ciente das dificuldades da categoria e que se mostra “disponível” para discutir e assim evitar uma nova paralisação.

Investigações do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) apontam para o início de uma articulação por meio de mensagens de WhatsApp e a preparação de paralisações no dia 30 de março. O governo quer evitar, a todo custo, que qualquer tipo de paralisação aconteça.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]