• Carregando...
Instalações da Repar, em Araucária, na região metropolitana de Curitiba: venda suspensa. | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Instalações da Repar, em Araucária, na região metropolitana de Curitiba: venda suspensa.| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

A Petrobras suspendeu a venda de quatro refinarias, no Sul e no Nordeste, anunciada em abril. A medida, comunicada na manhã desta terça-feira (3), é uma reação à decisão liminar do ministro Ricardo Lewandowski, que na semana passada proibiu a privatização de estatais e suas subsidiárias sem a prévia autorização do Congresso.

A Petrobras já havia iniciado o que chama de “processos competitivos” para a formação de parcerias em refinarias da Bahia (Rlam), Pernambuco (Rnest), Rio Grande do Sul (Refap) e Paraná (Repar). O objetivo da companhia era atrair parceiros privados, que passariam a deter o controle dessas unidades, com 60% de seu capital.

LEIA TAMBÉM:Por que é tão difícil privatizar estatais no Brasil? E por que vai ficar ainda pior?

Além de suspender esses processos, a estatal também interrompeu a venda da Transportadora Associada de Gás (TAG) e da Araucária Nitrogenados, uma fábrica de fertilizantes instalada na região metropolitana de Curitiba ao lado da Repar.

“A Petrobras está avaliando medidas cabíveis em prol dos seus interesses e de seus investidores e reforça a importância do Programa de Parcerias e Desinvestimentos para a redução do seu nível de endividamento e geração de valor através da gestão de portfólio, em linha com seu Plano Estratégico e Plano de Negócios e Gestão 2018-2022”, informou a empresa em nota distribuída à imprensa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]