• Carregando...
Antes da denúncia vir a público, Temer apareceu sorridente durante visita de alunos de uma escola de Brasília no Palácio do Planalto. | Marcos Corres/PR
Antes da denúncia vir a público, Temer apareceu sorridente durante visita de alunos de uma escola de Brasília no Palácio do Planalto.| Foto: Marcos Corres/PR

O Palácio do Planalto negou na noite desta quarta-feira (17), por meio de nota, que o presidente Michel Temer tenha autorizado o pagamento de propina ao ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para que ele ficasse em silêncio.

“O presidente Michel Temer jamais solicitou pagamentos para obter o silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha. Não participou e nem autorizou qualquer movimento com o objetivo de evitar delação ou colaboração com a Justiça pelo ex-parlamentar”, diz a nota.

O governo afirma que um encontro com o empresário Joesley Batista ocorreu no começo de março, no Palácio do Jaburu, mas que não houve no diálogo nada que “comprometesse a conduta do presidente da República”.

“O presidente defende ampla e profunda investigação para apurar todas as denúncias veiculadas pela imprensa, com a responsabilização dos eventuais envolvidos em quaisquer ilícitos que venham a ser comprovados”, conclui a nota.

Reunião de emergência

O presidente está reunido na noite desta quarta-feira (17) com os ministros mais próximos para debater a denúncia feita pelo jornal O Globo envolvendo acusação de pagamento de propina. Estão com o presidente o ministro Eliseu Padilha, da Casa Civil; Moreira Franco, da Secretaria-Geral; Antonio Imbassay, da Secretaria de Governo; Henrique Meirelles, da Fazenda; e o senador Romero Jucá, líder do governo no Senado, além de seus assessores da área de imprensa.

Temer saiu do Planalto logo depois das 22 horas. Foram duas horas e meia de reunião com ministros e auxiliares no gabinete presidencial.

O Secretário de Comunicação da Presidência da República, Marcio de Freitas, afirmou após deixar a reunião que tudo que tem para ser dito no episódio está na nota divulgada pelo Planalto. “Tudo que tem que ser dito sobre esse assunto foi dito na nota. Vamos descansar e amanhã falamos”, afirmou aos jornalistas. Freitas disse ainda que assim como trabalhou hoje o governo trabalhará “normalmente” amanhã.

Neste momento, do lado de fora do Palácio do Planalto, motoristas fazem buzinaço e gritam “fora Temer”.

Temer estava reunido com governadores do Nordeste quando a primeira notícia foi publicada pelo jornal O Globo, por volta das 19h30. O encontro só terminou às 19h50. Estavam presentes na audiência com o presidente o governador da Bahia, Rui Costa; vice-governador da Bahia, João Felipe de Souza Leão; governador de Sergipe, Jackson Barreto; vice-governadora do Ceará, Izolda Cela; vice-governadora da Paraíba, Lígia Feliciano; vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho; e o deputado Júlio César (PSD/PI).

Antes, o presidente da República havia recebido a visita de estudantes de uma escola de Brasília no Palácio do Planalto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]