• Carregando...
 | Divulgação/Arquivo pessoal
| Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

Pouco após o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, desconvidar Ilona Szabó para a suplência do Conselho de Políticas Criminais e Penitenciárias, o presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima, pediu exoneração do cargo que ocupa no mesmo conselho.

Em ofício enviado a Moro, Lima afirma que renuncia ao cargo “em caráter irrevogável e em solidariedade” a Ilona, que, segundo ele, “foi colocada em uma situação constrangedora”.

“Desejo sucesso nas atividades de prevenção e repressão qualificada do medo, da violência e da criminalidade, do Ministério da Justiça e Segurança Pública”, escreveu.

ENTENDA:  O que faz o conselho que está no centro da revolta direitista contra nomeada por Moro

Lima é doutor em sociologia pela USP, professor do Departamento de Gestão Pública da FGV-Eaesp e autor do blog Faces da Violência. 

O ministro voltou atrás na indicação de Ilona após pressão nas redes sociais de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

 Especialista em segurança pública e colunista do jornal Folha de S.Paulo, ela é contrária ao afrouxamento das regras de acesso a armas, política do governo Bolsonaro. Também já criticou em artigo o pacote anticrime de Moro ao considerar preocupante, entre outras coisas, as medidas que tendem a ampliar o direito à legítima defesa. 

Veja também: Moro recua e desconvida Ilona para conselho do Ministério da Justiça

A escolha havia sido um dos assuntos mais comentados no Twitter nesta quarta, sobretudo pela ação de militantes pró-Bolsonaro. Críticos da nomeação promoveram no Twitter a hashtag #Ilonanão. 

Em nota, o Ministério da Justiça e Segurança Pública admite que o recuo foi motivado pelas críticas recebidas. “Diante da repercussão negativa em alguns segmentos, optou-se por revogar a nomeação, o que foi previamente comunicado à nomeada e a quem o Ministério respeitosamente apresenta escusas”, diz o texto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]