• Carregando...
 | Dorivan Marinho/SCO/STF
| Foto: Dorivan Marinho/SCO/STF

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (3) um projeto para proibir que ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) concedam liminar (decisão provisória) em dois tipos de ações que têm poder de suspender leis – a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) e a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF).

O projeto de lei proposto pelo deputado Wadih Damous (PT-RJ) e aprovado na CCJ tem caráter terminativo e segue direto para o Senado, sem precisar passar pelo plenário da Câmara, a menos que parlamentares apresentem recurso. A medida reduz o poder individual do ministro-relator para decidir sobre a ação. Se aprovada, as liminares só poderão ser concedidas após julgamento pelo plenário do Supremo, ou seja, pelos 11 ministros que compõem o STF.

Leia também: Marco Aurélio diz que há ‘três Supremos’ e que divergência mina credibilidade

“Trata-se de uma resposta do Congresso à monocratização do Supremo”, disse o deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB-MA), autor do projeto, em uma referência às decisões tomadas individualmente pelos magistrados, chamadas de “monocráticas”. “Não é de bom tom que isso ocorra, pois provoca insegurança jurídica”, afirmou o parlamentar.

Se o projeto aprovado já tivesse sido transformado em lei, o ministro do Supremo Ricardo Lewandowski não poderia, por exemplo, ter concedido duas liminares (decisões provisórias) proibindo União, Estados e municípios de privatizar empresas estatais sem autorização do Congresso Nacional.

Dois ministros ouvidos pela reportagem apontam risco de o Congresso aprovar uma série de regras para reduzir o poder do tribunal e cercear as atividades da Corte. Outro magistrado, no entanto, afirma que a concessão de liminares foi banalizada: a medida, que deveria ser feita apenas em casos excepcionais e de urgência, se tornou prática comum, sendo que o crescimento da concessão de liminares não foi acompanhado pelo aumento na inserção dessas ações na pauta do plenário.

Leia também: Corregedoria vai investigar procuradora por suposta indireta em ministros do STF

Com isso, casos importantes ficaram sem discussão definitiva durante anos, acrescenta.Cabe ao presidente do tribunal incluir as ações na pauta do Supremo. Para ele, a reação do Congresso ante o fortalecimento do Supremo é correta e a corte terá de se adaptar. 

O projeto de lei visa “disciplinar decisões monocráticas [individuais] ou de natureza cautelar na ação direta de inconstitucionalidade [ADI] e na arguição de descumprimento de preceito fundamental [ADPF]”.  A liminar só poderá ser concedida por decisão de maioria absoluta dos ministros, depois que as partes interessadas se manifestarem. 

O texto autoriza a concessão de liminar “no período do recesso, em caso excepcional de urgência”, sendo que o plenário do STF terá de julgar o caso em até oito sessões após retomar suas atividades.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]