• Carregando...
Renan, Lula e Renan Filho em Alagoas: ex-presidente se reaproxima de políticos que até pouco tempo atrás estavam com Temer. | Ricardo Stuckert/Fotos Públicas
Renan, Lula e Renan Filho em Alagoas: ex-presidente se reaproxima de políticos que até pouco tempo atrás estavam com Temer.| Foto: Ricardo Stuckert/Fotos Públicas

Enquanto o PT dá uma guinada à esquerda e retoma a defesa do socialismo que marcava seu discurso de antes de chegar à Presidência, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ensaia caminhar no sentido oposto para reeditar na campanha de 2018 a estratégia vitoriosa da eleição de 2002 – marcada pelo lema “Lulinha, paz e amor” e pela aliança com setores mais conservadores da sociedade. Mas a aparente contradição faz parte da estratégia eleitoral: agregar o maior número possível de apoios em torno de Lula. Não importa a linha ideológica.

Na caravana pelo Nordeste, encerrada no início de setembro e que reeditou as viagens que o ex-presidente fez pelo país antes da campanha de 2002, Lula agiu na linha “paz e amor”, buscando fortalecer os laços emocionais com seu eleitorado. E dois movimentos recentes do ex-presidente indicam que ele tenta reconstruir pontes com segmentos mais à direita da sociedade, sobretudo com o empresariado e líderes de partidos da base do presidente Michel Temer (PMDB).

Lula se reaproximou do senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Vem “seduzindo” o ex-senador e ex-presidente José Sarney (PMDB-AP). E está sondando, para compor sua chapa em 2018, o empresário Josué Gomes da Silva (PMDB-MG), que é filho do ex-vice-presidente José Alencar, com quem Lula fez dobradinha eleitoral em 2002 e 2006.

LEIA TAMBÉM: PT não descarta boicote às eleições de 2018 se Lula não puder ser candidato

Amigo do setor produtivo

Na campanha de 2002, Lula se afastou da imagem de radical de esquerda para vencer a eleição – depois de ter perdido as disputas pelo Planalto de 1989, 1994 e 1998. Lançou a Carta aos Brasileiros para se comprometer com a manutenção da estabilidade econômica conquistada nos anos Fernando Henrique Cardoso na Presidência. Moderou o discurso. Deixou de lado a “raiva” contra os empresários. E escolheu a dedo um deles para ser seu vice: José Alencar, dono da Coteminas – indústria do ramo têxtil. Foi uma demonstração de que Lula não seria hostil ao setor produtivo. Deu certo e ele se elegeu.

As conversas para que o filho de Alencar seja o vice de Lula têm o mesmo objetivo que em 2002. No PT, a avaliação é de que Josué pode ajudar o ex-presidente a reconquistar a confiança dos empresários. Como é improvável que o PMDB se coligue oficialmente com o PT no ano que vem, a articulação é para que Josué se filie ao PR – partido que atualmente apoia o governo Temer, mas que admite se aliar ao PT em 2018. Em 2002, o PR se chamava PL e era o partido no qual José Alencar estava filiado.

LEIA TAMBÉM: Presidente do PT, Gleisi defende Nicolás Maduro e elogia Che Guevara

Dissidência do PMDB

Na primeira eleição de Lula, o petista também costurou apoios de peemedebistas mesmo não tendo o PMDB em sua chapa – o partido esteve coligado com o PSDB do adversário José Serra. Na época, o então senador peemedebista José Sarney apoiou Lula.

Agora, o ex-presidente volta a estreitar relações com caciques do PMDB insatisfeitos com os rumos do partido. Um deles é Renan Calheiros. O senador alagoano e seu filho, o governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), foram recepcionar Lula na chegada do petista ao estado durante a caravana pelo Nordeste. Renan trocou afagos com Lula. O senador disse que o petista fez um “governo do povo para o povo, diferentemente deste governo de agora”.

O ex-presidente retribuiu elogiando Renan. E, em entrevista a uma rádio de Pernambuco, defendeu o senador das acusações que pesam contra o alagoano na Lava Jato: “Sou da opinião de que todo mundo é inocente até que se prove o contrário”. Sarney também foi alvo dos elogios de Lula na entrevista. “Sou grato a Sarney. É importante que se diga. Sou grato a Sarney como presidente do Senado”, disse o petista.

SAIBA MAIS: PGR denunciou Renan e Sarney ao STF no mesmo dia em que Lula elogiou os dois

A reaproximação de Lula com Renan e Sarney também pode ser entendida como uma tentativa de fragmentar o partido de Temer – que, dentre as muitas divisões internas, tem o chamado PMDB do Senado e o da Câmara. Temer sempre comandou os deputados peemedebistas. Sarney e Renan são líderes dos senadores do partido.

Análise: o que está por trás dos movimentos de Lula?

O cientista político Mário Sérgio Lepre, professor da PUCPR, avalia que neste momento a estratégia de Lula é tentar agregar ao máximo o número de aliados. Segundo Lepre, o ex-presidente sabe que a campanha eleitoral do ano que vem não será fácil pare ele, pois Lula é popular mas também tem alta rejeição. Por isso ele precisa ter um amplo leque de apoios, mesmo que não sejam do campo da esquerda. O cientista político afirma que Lula é muito mais um populista do que um esquerdista.

Lepre diz ainda que a guinada à esquerda do discurso do PT, por sua vez, pode ser parte da estratégia eleitoral do partido. Nesse caso, para tentar agregar a esquerda em torno de Lula. Mas, para o professor da PUCPR, a defesa do socialismo pode ser arriscada. “Não sei até que ponto ficar defendendo o Maduro, por exemplo, não é um tiro no pé do PT.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]