• Carregando...
O senador Alessandro Vieira (PPS-SE), autor do pedido de CPI, diz que agora a bola está com o presidente do senado, Davi Alcolumbre. | Roque Sá/ Agência Senado
O senador Alessandro Vieira (PPS-SE), autor do pedido de CPI, diz que agora a bola está com o presidente do senado, Davi Alcolumbre.| Foto: Roque Sá/ Agência Senado

O senador Alessandro Vieira (PPS-SE) protocolou no início da tarde desta terça-feira (19) requerimento para que o Senado instale uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) e tribunais superiores.

Inicialmente, Vieira entregaria o pedido somente no fim da tarde e tinha expectativa de conseguir 35 assinaturas. No entanto, ele diz ter sentido aumentar a pressão sobre os senadores para que retirassem suas assinaturas. Por isso, ele apresentou o requerimento com o apoio formal de 29 senadores, apenas dois a mais que o mínimo necessário. “Foi uma decisão estratégica. A gente tem notícias de cada vez mais pressão partindo das cortes superiores e a nossa providência foi fazer logo o protocolo”, disse Vieira, logo após protocolar o requerimento.

LEIA TAMBÉM: Por que a CPI da Lava Toga está ameaçada de naufragar antes mesmo de ser aberta

“A bola está na mão do presidente Davi Alcolumbre. O que a gente espera é que o presidente tenha o cuidado de observar e respeitar aquilo que a legislação preconiza. A legislação é muito clara que pode, sim, ter CPI para apurar fatos ligados ao Judiciário. Já tivemos uma CPI em 1999 que deu excelentes resultados. Temos toda confiança de poder fazer apuração de questões operacionais e fatos que possam configurar crime de responsabilidade”, afirmou.

Segundo o requerimento, a CPI visa apurar “condutas improbas, desvios operacionais e violações éticas por parte de membros do Supremo Tribunal Federal e de Tribunais Superiores do país”. Os senadores ainda podem retirar suas assinaturas se mudarem de ideia.

Quem são os 29 senadores que assinaram a CPI

Alessandro Vieira (PPS-SE)

Jorge Kajuru (PSB-GO)

Selma Arruda (PSL-MT)

Eduardo Girão (PODE-CE)

Leila Barros (PSB-DF)

Fabiano Contarato (Rede-ES)

Rodrigo Cunha (PSDB-AL)

Marcos do Val (PPS-ES)

Randolfe Rodrigues (Rede-AP)

Styvenson Valentim (PODE-RN)

Alvaro Dias (PODE-PR)

Reguffe (sem partido-DF)

Oriovisto Guimarães (PODE-PR)

Cid Gomes (PDT-CE)

Eliziane Gama (PPS-MA)

Major Olímpio (PSL-SP)

Izalci Lucas (PSDB-DF)

Carlos Viana (PSD-MG)

Luiz Carlos Heinze (PP-RS)

Esperidião Amin (PP-SC)

Jorginho Mello (PR-SC)

Telmário Mota (PROS-RR)

Soraya Thronicke (PSL-MS)

Elmano Férrer (PODE-PI)

Roberto Rocha (PSDB-MA)

Mara Gabrilli (PSDB-SP)

Flávio Arns (Rede-PR).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]