• Carregando...
Deputado federal Delegado Marcelo Freitas (PSL-MG), relator da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. | Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Deputado federal Delegado Marcelo Freitas (PSL-MG), relator da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.| Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Escolhido relator da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, o deputado Delegado Marcelo Freitas (PSL-MG) disse estar satisfeito e tranquilo com a indicação em postagem nas redes sociais.

“Faremos o possível para dar a celeridade necessária a este importante tema nacional”, escreveu ele, garantindo que irá cumprir rigorosamente os prazos regimentais para apresentar seu parecer e colocá-lo em votação. “No mais tardar, em 17 de abril a expectativa é de que façamos a votação do relatório”, completou.

Do mesmo partido do presidente Jair Bolsonaro, o parlamentar não fez qualquer juízo sobre o que pensa a respeito da proposta de emenda constitucional (PEC) apresentada pelo governo. Mas Freitas já se posicionou anteriormente sobre como devem ser, na sua visão, as novas regras de aposentadoria no país.

LEIA TAMBÉM: Militar, servidor, empregado com carteira: como cada um será afetado pela reforma

O deputado respondeu ao formulário Painel do Congresso, um levantamento inédito da Gazeta do Povo sobre temas importantes para o país realizado com todos os deputados eleitos em 2018 e que tomaram posse em fevereiro deste ano.

Posicionamento do relator

Entre os itens abordados pela pesquisa, está justamente a reforma da Previdência. À Gazeta do Povo, o delegado da Polícia Federal se manifestou contrário à paridade de regras entre os regimes de aposentadoria do funcionalismo público e do INSS (regime geral).

Também afirmou ser contra a aplicação das mesmas regras para os militares, dando a entender que membros das Forças Armadas e das polícias devem, sim, usufruir de benefícios diferenciados na hora de se aposentar.

VEJA TAMBÉM: Partido de Bolsonaro fecha questão e obriga deputados a aprovar Previdência

Ainda não se sabe até que ponto a posição do relator pode impactar o cronograma da reforma na CCJ – o relatório dele deve ser apresentado no dia 9 de abril.

Pela PEC do ministro da Economia, Paulo Guedes, o cálculo da aposentadoria dos servidores públicos será o mesmo do INSS: 60% da média dos salários de contribuição mais 2% para cada ano que exceder os 20 anos de contribuição. Para ter direito à aposentadoria integral, o servidor precisará trabalhar 40 anos.

Apesar disso, o pensamento do novo relator da reforma na CCJ vai de encontro ao de Paulo Guedes em outros dois itens fundamentais. Freitas disse à Gazeta do Povo ser a favor da idade mínima para aposentadoria e de que ela seja diferente para homens e mulheres.

LEIA TAMBÉM: Maia dá um basta às provocações e reforça condição de fiador da reforma

Pela PEC de Guedes, os servidores públicos poderão se aposentar com no mínimo 62 anos no caso de mulheres e a partir de 65 para homens, com exigência mínima de 25 anos de contribuição após o período de transição, que encerra em 2033. A idade mínima é a mesma para a previdência social do regime geral, com a diferença de que é possível se aposentar com um mínimo de 20 anos de contribuição após o período de transição.

No modelo em vigor atualmente, a idade mínima para servidores se aposentarem é de 55 anos para mulheres, com 30 anos de contribuição, e 60 para homens, com 35 anos de contribuição. Em ambos os casos, quem ingressou no funcionalismo após 19 de dezembro de 2003 recebe a média de 80% dos maiores salários. A aposentadoria integral vale para quem entrou no serviço público antes dessa data.

Currículo do deputado

Delegado da Polícia Federal desde 2002, Marcelo Freitas tem 43 anos e está em seu primeiro mandato. Até o momento, ele tem nove propostas enviadas ao plenário da Câmara: quatro proposições de projetos de lei e cinco requisições.

Além de relator da nova Previdência na CCJ, Freitas é suplente na Comissão de Minas e Energia e na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.

Formado em Direito, o delegado possui doutorado pela Universidade Del Museo Social Argentino, de Buenos Aires, e tem duas pós-graduações: uma em Direito Público e outra em Direito Processual, ambas realizadas em Montes Claros (MG), onde possui sua base eleitoral.

FIQUE POR DENTRO: Tudo sobre a reforma da Previdência

Antes de ser deputado e delegado, ele já foi analista judiciário e assistente do Supremo Tribunal Federal. É também professor na Universidade Federal de Lavras, em Montes Claros. Possui ainda 48 publicações, entre artigos universitários e em jornais e sites.

Nas últimas eleições, Freitas obteve 58.176 votos. A Gazeta do Povo buscou contato com o delegado Marcelo Freitas para comentários, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

Colaborou Jenifer Ribeiro dos Santos, especial para a Gazeta do Povo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]