• Carregando...
Blair House, residência oficial americana onde está hospedado o Bolsonaro | Blair House/Divulgação
Blair House, residência oficial americana onde está hospedado o Bolsonaro| Foto: Blair House/Divulgação

A visita do presidente Jair Bolsonaro (PSL) aos Estados Unidos é marcada por uma série de requintes e curiosidades. O esquema de segurança foi montado pelo Serviço Secreto americano e o presidente brasileiro foi convidado a se hospedar na Blair House, honraria concedida a poucos chefes de Estado. O presidente também vai jantar com parte da elite empresarial mundial e deve discursar ao lado de Donald Trump no Rose Garden, outra deferência concedida a poucos convidados.

A chegada de Bolsonaro a Washington no domingo (17) foi marcada por um forte esquema de segurança. O presidente brasileiro entrou e saiu da Blair House sem falar com a imprensa. O Serviço Secreto americano chegou a informar aos jornalistas que cobrem a visita que se alguém tentasse seguir o comboio da comitiva brasileira seria parado e estaria sujeito à prisão. 

A Blair House 

Bolsonaro está hospedado na Blair House. É uma residência oficial americana destinada a receber chefes de Estado. Ela existe desde 1942 e somente poucos privilegiados são convidados a se hospedar no local. Os sete ministros brasileiros que acompanham Bolsonaro na viagem, por exemplo, tiveram que ficar em um hotel. 

LEIA TAMBÉM: O que será anunciado na missão oficial de Bolsonaro nos EUA

A residência fica a 160 metros da Casa Branca, casa oficial do presidente americano. A Blair House tem cerca de 5,6 mil metros quadrados. São 120 cômodos, sendo 14 quartos com suíte. Há, ainda, três salas de jantar, duas grandes salas de conferência, duas cozinhas, salão de beleza totalmente equipado, sala de ginástica, lavanderia e três jardins. 18 funcionários ficam permanentemente no local. 

Sala da Blair HouseDivulgação

Jardim da Blair HouseDivulgação

Jantar com empresários ‘premium’ 

Na segunda-feira (18) à noite, Bolsonaro vai jantar com parte da elite empresarial. O evento é organizado pelo Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos e acontece na Câmara de Comércio dos Estados Unidos. 

Entre os convidados, estão a presidente da Boeing América Latina, Donna Hrinak; o presidente da Embraer nos EUA, Gary Spulak; o CEO da gigante do alumínio Alcoa, Roy Harvey; a vice-presidente da IBM; Chris Padilla; o vice-presidente sênior da UnitedHealth Group, Joel Velasco; o presidente da empresa de energia AES, Leonardo Moreno; e a presidente do Citigroup para América Latina, Jane Fraser. 

Rose Garden 

Na terça-feira (19) à tarde, Bolsonaro deve fazer um pronunciamento à imprensa ao lado de Donald Trump no Rose Garden, na Casa Branca. Se confirmado o Rose Garden, trata-se de mais uma deferência feita a poucos chefes de Estado. 

O local é um jardim que faz fronteira com o Salão Oval e a Ala Oeste da Casa Branca. Tem aproximadamente 125 metros de comprimento e 60 metros de largura. No local, o presidente americano costuma fazer importantes pronunciamentos à imprensa, receber autoridades e convidados especiais e dar pequenas recepções ao ar livre.

Rose Garden, na Casa Branca, onde Trump e Bolsonaro devem falar com a imprensaDivulgação/ Casa Branca
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]