Em meio à crise de abastecimento provocada pela paralisação de caminhoneiros, o presidente Michel Temer viajou na tarde desta quinta-feira (24) para a cidade de Porto Real, no Rio de Janeiro, para participar de uma cerimônia na fábrica da montadora Peugeot Citröen. Os 369 veículos foram simbolicamente entregues ao Ministério dos Direitos Humanos e à Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Os carros foram comprados no segundo semestre de 2017 e serão destinados a conselhos tutelares de todo o país.
No breve evento, Temer exaltou a importância do trabalho dos conselhos tutelares para a juventude e não mencionou a greve dos caminhoneiros. “Devo registrar que o fato mais importante do dia de hoje foi estar aqui com as senhoras e com os senhores”, afirmou o presidente, em um discurso que durou sete minutos. A cerimônia, que contou com o governador Luiz Fernando Pezão (MDB), durou menos de 20 minutos.
Leia também: Escolta de combustível e falta de água: veja reflexos da greve dos caminhoneiros
Para comparecer à solenidade, o presidente voou por volta das 14 horas de Brasília ao Rio de Janeiro, onde pegou um helicóptero até a fábrica da PSA em Porto Real, município próximo à Resende, cerca de 150 quilômetros da capital. Ao final do evento, Temer não falou com a imprensa.
Ele decolou depois de ter reunido no Palácio do Planalto ministros e o presidente da Petrobras, Pedro Parente, para discutir alternativas para solucionar a crise. O encontro terminou sem resultados.
Logo depois, enquanto Temer viajava, ocorreu uma nova rodada de negociações com representantes dos caminhoneiros. Mas a reunião, outra vez, terminou sem acordo, com o presidente da Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam), abandonando a mesa por não concordar com a trégua de 15 dias solicitada pelo governo.
Este já é o quarto dia de paralisação dos caminhoneiros, que atinge 24 estados e o Distrito Federal. A categoria protesta contra a alta do preço do óleo diesel. As manifestações atingem quase 500 trechos de rodovias federais de todo o país.
Após a agenda no estado do Rio, Temer viaja a Belo Horizonte, em Minas Gerais, onde participa da cerimônia em comemoração ao Dia da Indústria, na qual o novo presidente da FIEMG tomará posse.
Moraes mandou prender executiva do X após busca pela pessoa errada e presunção de má-fé
O fechamento do X no Brasil e a comemoração no governo Lula; ouça o podcast
Moraes teria usado TSE para investigar participantes de protesto contra magistrados em Nova York
Malafaia x Edir Macedo: o que está em jogo na disputa pela prefeitura do Rio
Deixe sua opinião