• Carregando...
 | Antonio Cruz/Agência Brasil
| Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O deputado federal Osmar Serraglio (PMDB-PR) não é mais ministro da Justiça e Segurança Pública. A substituição do paranaense foi anunciada neste domingo (28), pelo presidente Michel Temer (PMDB). Em nota, ele agradeceu o trabalho de Serraglio, que volta a ocupar sua vaga na Câmara dos Deputados. O Ministério da Justiça passa a ser comandado pelo professor Torquato Jardim, que, até então, ocupava o posto de ministro da Transparência, da Controladoria-Geral da União. Serraglio foi deslocado para a antiga vaga de Torquato.

A gestão de Serraglio vinha sendo questionada mesmo dentro do próprio governo, principalmente pela demora de dar uma resposta rápida a episódios de violência no país. Além disso, o paranaense se viu em meio a denúncias da Operação Carne Fraca, que apurava um suposto esquema de fiscalização irregular e concessão de licenças em frigoríficos. Conversas interceptadas pela Polícia Federal (PF) mencionavam o agora ex-ministro.

Entre as instituições vinculadas ao Ministério da Justiça, está a PF - responsável por investigações como a Operação Lava Jato. Em visita a Curitiba em abril, Serraglio disse que garantiria a independência da Polícia Federal. “O que depender do nosso governo e do Ministério da Justiça, a Polícia Federal não terá dificuldades de realizar sua investigação”, disse, á época.

O novo ministro

Torquato Jardim ocupava o posto de ministro da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União desde junho de 2016. Professor de direito constitucional da Universidade de Brasília (UnB), ele já havia sido ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por oito anos e presidiu o Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (Ibrade).

O novo ministro da Justiça é pós-graduado pela Universidade de Michigan, pela Universidade de Georgetown (Washington, D.C) e pelo Instituto Internacional de Direitos do Homem (Estrasburgo, França).

Veja a nota do presidente Temer na íntegra:

“O Presidente da República decidiu, na tarde de hoje, nomear para o Ministério da Justiça e Segurança Pública o Professor Torquato Jardim. Ao anunciar o nome do novo Ministro, o Presidente Michel Temer agradece o empenho e o trabalho realizado pelo Deputado Osmar Serraglio à frente do Ministério, com cuja colaboração tenciona contar a partir de agora em outras atividades em favor do Brasil”.

Mais informações em breve.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]