• Carregando...
 | Albari Rosa    /    Gazeta do Povo
| Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo

O presidente Michel Temer recuou de mudar o horário de verão e vai desagradar à maioria das pessoas. Pesquisa realizada pelo instituto Paraná Pesquisas aponta que 53,7% dos entrevistados são favoráveis ao fim do horário de verão. A medida foi mantida nesta segunda-feira (25) pelo governo federal, mesmo após estudos apontarem que não há efetividade em economizar energia com o horário de verão.

Segundo a pesquisa, 38,4% dos entrevistados defenderam a continuidade do horário de verão. Outros 7,9% responderam que “não sabiam” ou não quiseram opinar sobre a possibilidade de fim do horário de verão.

Acabar com o horário de verão foi a opção com mais votos entre todas as faixas etárias. Mesmo em uma análise por classe social e formação escolar, predominou a opção por encerrar a política de atrasar os relógios em uma hora entre os meses de outubro e fevereiro, sempre com votação acima de 52% dos entrevistados, em todos os extratos.

Por região, os entrevistados do Sudeste são os que tiveram o menor número de respostas favoráveis ao fim do horário de verão. Mesmo assim, para 51% dos pesquisados na região, essa política deve acabar. No Sul, 54% querem o fim do horário de verão. Nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, onde a incidência solar já é maior e os dias têm mais horas de sol, foram maiores os total de entrevistados que são favoráveis ao fim da política: 57% na região Norte e Centro-Oeste, e 55,9% no Nordeste.

O governo vinha estudando desde março deste ano se deveria manter o horário de verão. Com mudanças no perfil de consumo energético do brasileiro (equipamentos mais eficientes, lâmpadas econômicas e mais uso de ar-condicionado), o pico de consumo não mais ocorre no começo da noite. Portanto, o horário de verão, nos últimos anos, vem trazendo pouca economia de energia.

Na semana passada, a Casa Civil da Presidência da República confirmou à Gazeta do Povo que estava analisando o fim do horário de verão. Mas, em meio à polêmica e reclamações de setores econômicos ligados ao turismo e lazer, Michel Temer recuou e decidiu manter o horário de verão, pelo menos neste ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]