• Carregando...
 | Evaristo SA/AFP
| Foto: Evaristo SA/AFP

Por recomendação médica, o presidente Michel Temer, de 77 anos, passou a noite do Ano Novo em repouso absoluto no Palácio do Jaburu, residência oficial onde vive com a família em Brasília. Desde a quinta-feira (28), a equipe médica recomendou ao presidente que evite sair da residência oficial para evitar complicações em seu quadro clínico. Temer ainda está com uma sonda na uretra por causa de uma cirurgia feita no dia 13 de dezembro.

Segundo a TV Globo, o presidente foi diagnosticado com um quadro de infecção urinária no domingo (31), quando um enfermeiro visitou o presidente no Palácio do Jaburu para verificar seu estado de saúde e avaliar as condições da sonda urinária. A informação, porém, não foi confirmada por sua assessoria. Procurado pela reportagem, o médico de Temer, Roberto Kalil, também disse não ter sido informado sobre o diagnóstico. Ele está em Miami, nos Estados Unidos, onde passa férias.

A infecção urinária foi confirmada à reportagem pelo urologista Miguel Srougi, um dos médicos que acompanha o presidente no Hospital Sírio-Libanês. O Palácio do Planalto não confirma oficialmente o diagnóstico.

Há cinco dias, o presidente apresentou febre e exames de sangue e urina revelaram a presença de infecção urinária, apesar de ele estar tomando antibiótico profilático, que é sempre indicado a pacientes usando sonda na bexiga.

Segundo Srougi, a febre logo cedeu com a introdução de um novo antibiótico e os exames já estão normalizados. Temer está sem sonda desde sábado. “Ele está urinando muito bem, de maneira espontânea, sem qualquer sintoma local ou sangramento”, explicou o médico.

Desde o fim de semana, o presidente tem tomado medicamentos para reverter o quadro infeccioso e tem sido visitado por enfermeiros. Por recomendação médica, ele tem permanecido em repouso absoluto no Palácio do Jaburu, onde passou a virada do ano.

O plano inicial de Temer era comemorar a chegada de 2018 na restinga da Marambaia, no litoral fluminense, mas o presidente acatou recomendação médica e avisou aos auxiliares, ainda na quinta-feira, que havia desistido da viagem. Desde então, ele tem recebido auxiliares no Palácio do Jaburu.

A recomendação médica é para que Temer mantenha a rotina mais calma nos próximos dias, para evitar complicações. A agenda do presidente não prevê compromissos oficiais nesta segunda-feira (1º), e apenas despachos internos serão feitos do Palácio do Planalto na terça-feira (2).

Segundo assessores presidenciais, ele tem se recuperado bem e cumprirá agenda de trabalho.

Problemas de saúde

Nos últimos dias, o presidente tem reclamado de desconforto por causa de sonda urinária colocada há três semanas por causa de cirurgia de desobstrução da uretra. Para a noite da virada, Temer chegou a ser convidado para uma festa promovida pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Ele, contudo, preferiu permanecer com familiares no Jaburu.

A expectativa é que, nos próximos dias, Temer viaje a São Paulo para fazer uma nova bateria de exames no Hospital Sírio-Libanês. Por causa do procedimento, o presidente já cancelou duas viagens oficiais : uma para o Sudeste Asiático e outra para Alagoas.

Aos 77 anos, o mais velho presidente da história do Brasil, Temer sofreu três intervenções médicas nos últimos meses: para conter um sangramento na próstata, colocar um stent em artérias coronárias e desobstruir a uretra.

Segundo a equipe médica, o procedimento na uretra foi considerado bem sucedido, mas “há sempre o risco” de voltar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]