• Carregando...
 | IVONALDO ALEXANDRE/IVONALDO ALEXANDRE
| Foto: IVONALDO ALEXANDRE/IVONALDO ALEXANDRE

O processo de seleção interna para decidir quem deve assumir a vaga deixada pelo atual ministro da Justiça, Sergio Moro, tem mais um concorrente: o juiz Friedmann Anderson Wendpap, da 1ª Vara Federal de Curitiba. Wendpap. Há algum tempo ele é tratado na imprensa como o favorito para ocupar o cargo e considerado até mais linha dura que Moro.

A escolha do substituto é baseada no critério de antiguidade, ou seja, é levado em conta o maior tempo de atuação como juiz titular. Até o dia 16 de janeiro a lista de juízes que manifestaram interesse na vaga deixada por Moro, tinha 12 nomes. Friedmann Wendpap, apesar de favorito, ocupa a segunda colocação. Em tese, o primeiro colocado - até o momento - é Julio Guilherme Berezoski Schattschneider, da 1.ª Turma Recursal de Santa Catarina.

Leia mais: Veja quem são os juízes que querem ocupar a vaga de Sergio Moro

Caso ocorra uma mudança na lista e Wendpap se confirme como o novo responsável pelos processos da Operação Lava Jato, petistas ouvidos pela coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, acreditam que a situação do ex-presidente Lula pode complicar. Pois, pode ficar a cargo do novo juiz julgar os processos envolvendo o sítio de Atibaia e o Instituto Lula.

Bloqueio de bens da Odebrecht e OAS

Em artigo publicado no site do Consultório Jurídico (Conjur), site especializado em justiça e direito, Friedmann Wendpap foi considerado “mais ousado” e “mais direto nas críticas a corrupção que Sergio Moro”. Em novembro de 2016, ele foi responsável por bloquear 3% dos bens da Odebrecht, Odebrecht Plantas Industriais e OAS a pedido da União.

“Se para custear a imoralidade, 3% sobre o valor dos contratos não lhes tolhia a libido empresarial, idêntico percentual para restaurar a honra há de ser motivo de júbilo na purgação das condutas deletérias que privatizaram ilegitimamente os bens públicos”, decretou na época. O bloqueio à Odebrecht durou três meses e foi suspenso pelo próprio Wendpap a pedido do Ministério Público Federal, após a homologação do acordo de leniência.

Leia também: Colunas escritas pelo juiz federal Fridmann Wendpap para a Gazeta do Povo

Formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde também fez mestrado, Friedmann Wendpap foi juiz de direito do estado do Paraná entre 1990 e 1994. Também atuou como juiz federal na 3ª Região, que abrange Mato Grosso do Sul e São Paulo e como juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) entre 2009 e 2010. Professor de ciência política e direito internacional público, é considerado mais poético nas sentenças. O juiz também foi colunista da Gazeta do Povo durante oito anos.

A lista de interessados pode aumentar, pois as inscrições vão até dia 21 de janeiro, o prazo para a desistência dos candidatos é até o dia 24 deste mês. O “novo Moro” deve ser conhecido no dia 25 de janeiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]