Escritora paranaense é condecorada com a Ordem do Pinheiro

Escritora paranaense é condecorada com a Ordem do Pinheiro Cléo Busatto recebeu a Ordem do Pinheiro nessa terça-feira, 19. Crédito: Julio Covello

O Governo do Estado do Paraná homenageou nesta terça-feira, dia 19, a escritora Cléo Busatto com a Ordem Estadual do Pinheiro. A mais alta comenda do Estado foi entregue pelo governador Beto Richa. A cerimônia ocorreu no Palácio Iguaçu, em Curitiba, e contou com a presença de autoridades, amigos e familiares dos condecorados.

“Receber esse reconhecimento pela dedicação à cultura do Paraná e para colaborar por um Paraná leitor é gratificante e reforça o sentimento de que o trabalho realizado é capaz de mudar vidas. Os projetos De Caso com a Palavra e Histórias da Cléo buscam mudar o olhar de milhares de crianças, jovens e adultos. A prática da leitura literária traz um mundo de novas possibilidades.”, explica Cléo Busatto.

Reconhecimento

A Ordem Estadual do Pinheiro é o símbolo do reconhecimento do Governo do Estado a pessoas que se destacam em suas profissões e atuação pública, contribuindo para a divulgação e crescimento cultural, econômico, político e social do Paraná. Ao todo, foram 60 personalidades homenageadas que se destacam em suas áreas de atuação e contribuem para o desenvolvimento do Paraná e do Brasil.

A tradicional cerimônia fez parte das ações pelos 164 anos de Emancipação Política do Paraná, comemorados dia 19 de Dezembro.

Projetos

A escritora foi reconhecida pela sua contribuição para o desenvolvimento da cultura e educação no Paraná. Os projetos De Caso com a Palavra e Histórias da Cléo envolveram mais de 23 mil pessoas de 220 municípios no estado. Entre 2012 e 2017 foram realizadas 38 oficinas e 180 apresentações. O projeto De Caso com a Palavra formou atendentes de bibliotecas, bibliotecários e mediadores de leitura da Rede de Bibliotecas Públicas do Paraná, das bibliotecas escolares e de instituições da comunidade. Já o projeto Histórias da Cléo é uma intervenção artístico literária e apresentou a literatura  para crianças através de ações lúdicas, como a contação de histórias, a leitura e o canto nas Bibliotecas Públicas do Paraná. Juntos tiveram quatro edições, em 2012/2013 e 2016/2017 e 2014 e 2016 respectivamente.

 

LEIA TAMBÉM:

 

8 RECOMENDAÇÕES PARA VOCÊ