O polaco que fez do cheeseburger uma mania nacional

O polaco que fez do cheeseburger uma mania nacional Foto: Guilherme Pupo.

Empresário de sucesso é uma expressão que lhe cai bem. Afinal, ele se transformou em um grande empreendedor da gastronomia em um ramo antes dominado por multinacionais, o de hambúrgueres. E conquistou o paladar do Brasil com o Madero, que já nasceu pensando grande. A marca tem como slogan “The best burger in the world”, assim mesmo, em inglês. Paranaense de Prudentópolis, terra do pierogi, Luiz Renato Durski Junior ou simplesmente Junior Durski, como é conhecido, 55 anos, pai de quatro filhas e casado em segundas núpcias com a arquiteta curitibana Kethlen Ribas Durski, ataca em várias frentes e hoje é um nome respeitado em todo o Brasil. Sua mais recente tacada foi vender um pequeno naco de seu negócio ao apresentador global Luciano Huck, que virou seu sócio e é um dos nomes cogitados para disputar um cargo majoritário nas eleições gerais do ano que vem – chegou-se a falar na Presidência da República. Junior Durski conversou com o site.

 

De forma resumida, como é sua empresa, como se chama, quando e por quem foi fundada e que serviços ela presta atualmente?

Rede de Restaurantes Madero. Fundada em 2005, o Madero é uma das principais redes de restaurantes do Brasil, com dois principais modelos de negócio em operação: Steak House (casual dining) e Contêinere (fast casual). A marca é reconhecida por produzir e servir cheeseburgers gourmet, o carro-chefe, além de carnes, massas, saladas e sobremesas com rigoroso controle de qualidade em um ambiente diferenciado. Atualmente, são 108 restaurantes espalhados por 13 estados e um em Miami, que juntos faturaram, em 2016, R$ 446 milhões.

Qual sua formação?  

Direito.

O que fazia antes de fundar o Madero?

Era madeireiro até 2010.

Quando teve a ideia de criar a marca e por quê?

Em 2004 tive a ideia, porque adoro cheeseburger. Em 2005 nasceu o Madero.

Qual o tamanho da empresa hoje?

Temos 108 restaurantes, 96 próprios e 12 franquias. A previsão é fazer 700 milhões em vendas em 2017.

Quantos funcionários tem

3.900 funcionários.

Quanto ela vale hoje?

O mercado avalia entre R$ 1,5 bilhão e R$ 2,5 bilhões.

Você acaba de inaugurar a centésima loja Madero? Qual é a meta para 2018? 

Fechar 2018 com 165 restaurantes.

Além de Miami, há planos de abrir outra no exterior?

Planejamos abrir mais cinco na Flórida até 2019.

O que significou a entrada do Luciano Huck na sociedade? Ele terá alguma função na empresa?

Quando pessoas deste porte e gabarito querem fazer parte do time significa que estamos no caminho certo. Ele nos ajudará no marketing e fará parte do conselho.

Como planeja seu dia a dia?

Faço duas horas de exercícios todos os dias, das 6 às 8 horas. É o momento que me preparo, planejo e organizo o dia.

Você tem algum hobby?

Tomar vinho.

Como encara a segunda-feira?

Com muita disposição.

8 RECOMENDAÇÕES PARA VOCÊ