• Carregando...
Bolsonaro tira foto com motorista de ônibus, no Guarujá (SP).
Presidente Jair Bolsonaro passa carnaval no Guarujá, litoral de São Paulo, onde tirou fotos com populares e falou sobre a reforma administrativa..| Foto: Reprodução/Facebook

A proposta de reforma administrativa do governo federal será apresentada ao Congresso Nacional depois do carnaval e vai reduzir o número de cargos, que hoje está em torno de 300. A informação foi passada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em rápida entrevista e jornalistas durante passeio pela região da Praia das Astúrias, no Guarujá (SP), na manhã deste sábado (22). "A reforma administrativa agora está pronta, depois do carnaval a gente apresenta", afirmou.

Além da redução do número de cargos, entre as medidas que deverão constar na proposta, segundo divulgou a Agência Brasil, está a definição de um tempo para atingir a estabilidade, de acordo com cada carreira e com uma avaliação de desempenho. Para obter estabilidade o funcionário teria um período de estágio probatório de 5 anos a 8 anos, conforme a carreira. O alcance da proposta é somente para os novos concursados. Quem já está no serviço público federal não será atingido, caso a reforma seja aprovada como vai propor o governo.

Privatizações e reforma tributária

Bolsonaro voltou ainda a defender o programa de privatizações e citou os Correios, como exemplo de empresa pública que o governo pretende desestatizar. "A ideia nossa é privatizar os Correios, a gente sabe que não é fácil fazer as privatizações, muitas passam pelo Parlamento, [com] a nova decisão do Supremo Tribunal Federal. Nós queremos é desinchar o Estado. Eu quero deixar o meu governo no futuro com o Estado mais leve", disse.

Com relação à reforma tributária, o presidente disse que o governo deve apresentar uma proposta contemplando mudanças nas regras apenas dos impostos federais. "Tenho falado para o Paulo Guedes se preocupar com os impostos federais, se botar estados e municípios, vai acontecer o que eu vi ao longo de 28 anos dentro da Câmara, não se resolve", disse.

Bolsonaro passeia pelo Guarujá

O presidente passa o carnaval no Forte dos Andradas, no Guarujá, litoral paulista. Ele embarcou no início da tarde de sexta-feira (21) e deve descansar no local até terça-feira (25). A filha Laura acompanha Jair Bolsonaro na viagem. Já a primeira-dama, Michelle, permaneceu em Brasília com familiares.

A sábado pela manhã (22), Bolsonaro visitou um supermercado e uma padaria – onde tirou fotos com simpatizantes –, entrou em ônibus e cumprimentou o motorista, o cobrador e apoiadores. Ele estava acompanhado do deputado federal Hélio Lopes (RJ) e por seguranças. O passeio foi transmitido na página de Facebook do presidente, que publicou três vídeos do percurso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]