• Carregando...
38% reprovam governo Doria, aponta Datafolha; aprovação é de 24%
O governador João Doria venceu as prévias do PSDB e será o candidato do partido à presidência da República em 2022| Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

De acordo com pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada na noite deste sábado (18), o governo João Doria (PSDB) é reprovado por 38% dos eleitores paulistas, que avaliaram a gestão do tucano como ruim ou péssima. Em sentido contrário, 24% afirmaram que o governo Doria é bom ou ótimo. 37% apontaram a gestão como regular.

Os números são bastante semelhantes à edição anterior da pesquisa, divulgada em setembro. A única diferença é que na pesquisa anterior, 38% declararam que a gestão era regular.

De acordo com o instituto, Doria possui melhor avaliação entre eleitores que:

  • Preferem o PSDB: 45%
  • Donas de casa: 32%
  • Moradores da capital: 22%
  • Faixa etária de 25 a 34 anos: 19%

Já os eleitores que mais apontaram a gestão do tucano como ruim ou péssima são:

  • Empresários: 54%
  • Faixa etária de 35 a 44 anos: 48%
  • Faixa etária acima de 60 anos: 33%
  • Estagiários/aprendizes: 11%

Os altos índices de reprovação representam um desafio a João Doria, que recentemente venceu as prévias do PSDB e será o candidato do partido à presidência da República. Seu atual vice, Rodrigo Garcia, disputará a corrida eleitoral para o governo paulista em 2022 para tentar manter a continuidade do PSDB no Palácio dos Bandeirantes.

No entanto, levando em conta números da pesquisa divulgada neste sábado (18) pelo Datafolha sobre números dos prováveis candidatos ao governo de São Paulo, Garcia também terá o desafio de aumentar consideravelmente suas intenções de voto. Ele alcança no máximo 8% dos votos em uma das projeções do estudo.

Metodologia

Os números apresentados estão em pesquisa do Datafolha realizada com 2.034 pessoas em São Paulo entre os dias 13 e 16 de dezembro, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Por que a Gazeta publica pesquisas eleitorais?

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais. Saiba mais aqui.

Feitas essas considerações, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]