• Carregando...
Manifestação dia 30 de junho
Manifestação dia 30 de junho em apoio a Moro teve organização do Vem Pra Rua, que novamente convoca manifestações contra a lei do abuso de autoridade.| Foto: Hedeson Alves/Gazeta do Povo

O veto presidencial à lei do abuso de autoridade é a pauta principal de mais uma manifestação de rua convocada por movimentos que lideraram as mobilizações em defesa da operação Lava Jato e pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), como o “Vem pra Rua”. Convocado pelas redes sociais para este domingo (25), o protesto defenderá, também, a indicação do coordenador da Lava Jato, Deltan Dallagnol, para a Procuradoria Geral da República (PGR), a transferência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para uma penitenciária e o impeachment do presidente do Supremo Tribunal Federal, José Antonio Dias Toffoli.

Aprovada no último dia 14, a lei de abuso de autoridade foi encarada por policiais federais, membros do Ministério Público e magistrados como uma reação de parlamentares investigados às recentes operações contra a corrupção no país. Várias entidades representantes dessas classes profissionais alegaram que a lei limitaria as ações de policiais, promotores e juízes, dificultando investigações e responsabilização de criminosos. O presidente Jair Bolsonaro (PSL) tem até o dia 29 para sancionar ou vetar a lei.

A defesa de Deltan na PGR surgiu com a iminência da vacância do cargo (o mandato de Raquel Dodge vence em setembro) e a indefinição do presidente sobre seu substituto. Apesar de a Associação do Ministério Público Federal ter realizado uma eleição interna e apresentado uma lista tríplice ao Palácio do Planalto, Bolsonaro já deixou claro que não tem a obrigação de segui-la e que poderá optar por um nome de fora.

O recente episódio envolvendo a transferência de Lula para o presídio de Tremembé, em São Paulo, gerou aumentou a revolta dos grupos com o presidente do STF, Dias Toffoli, que, após pressão de deputados, recebeu e pautou para o mesmo dia um recurso do ex-presidente contra a transferência, com o Supremo decidindo, então, pela permanência de Lula numa sala da Superintendência da Polícia Federal do Paraná, em Curitiba, onde cumpre pena desde abril do ano passado.

Confira as cidades que estão organizando manifestações, locais e horários previstos para os atos:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]