• Carregando...
O então candidato à Presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro (de camiseta amarela), foi esfaqueado durante ato de campanha em Juiz de Fora (MG). Foto: Fábio Motta/Estadão Conteúdo
O então candidato à Presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro (de camiseta amarela), foi esfaqueado durante ato de campanha em Juiz de Fora (MG). Foto: Fábio Motta/Estadão Conteúdo| Foto: ESTADÃO CONTEÚDO

O procurador do Ministério Público Federal em Juiz de Fora (MG) Marcelo Medina entregou parecer à Justiça Federal, nesta terça-feira (9), sobre a sanidade mental de Adélio Bispo de Oliveira, acusado de tentativa de homicídio contra o presidente Jair Bolsonaro.

Segundo informações obtidas pela GloboNews, Medina concluiu em seu relatório que Bispo é semi-imputável, ou seja, que pode ser punido criminalmente pela facada que desferiu contra o então candidato a presidente, mas com redução de pena devido a transtornos mentais apontados em laudos médicos.

Leia também: Bolsonaro coleciona recuos em 100 dias de governo. Relembre 11 casos

O documento é mantido sob sigilo e o procurador não fala sobre o teor. A GloboNews apurou que o parecer levou em conta sete laudos e pareceres feitos por médicos a pedido do MPF, da Justiça e da própria defesa. Os exames teriam demonstrado que a capacidade de entendimento de Bispo sobre o crime que cometeu é reduzida ou até mesmo nula.

Investigadores responsáveis pelo caso, no entanto, disseram que há várias divergências nos laudos sobre o estado mental de Bispo. As conclusões apontadas pela Promotoria vão embasar a decisão do juiz Bruno Savino , da 3ª Vara da Justiça Federal em Juiz de Fora, sobre a punição do agressor de Bolsonaro.

Leia também: Oposição acusa deputado do PSL de estar armado em sessão de relatoria da Previdência

Bispo atingiu Bolsonaro com uma facada no abdômen, em setembro do ano passado, durante evento de campanha em Juiz de Fora. O presidenciável ficou entre a vida e a morte, mas conseguiu se recuperar graças ao pronto atendimento dos seguranças e médicos que o atenderam.

Bolsonaro passar por três cirurgias em decorrência do ataque, sendo a última em janeiro deste ano, para retirada da bolsa de colostomia que o acompanhou por quatro meses.

Prisão e processo

Adélio Bispo está preso desde o dia do crime e atualmente aguarda julgamento na penitenciária federal de Campo Grande (MS).

Ele é réu pelo crime de atentado pessoal por inconformismo político, previsto na Lei de Segurança Nacional. Esse crime é punível com reclusão de 3 a 10 anos de reclusão, podendo a pena ser aumentada até o dobro nesse caso, em razão da lesão corporal grave contra o presidente.

O processo de Adélio está na fase final. A partir de agora, as defesas do presidente e de Bispo devem se pronunciar sobre as conclusões do Ministério Público Federal.

Segundo o advogado de Adélio, Zanone Manuel de Oliveira Júnior, caso a Justiça acate o posicionamento da Procuradoria, a pena de seu cliente pode ser reduzida de dez para dois anos de prisão.

Zanone afirmou que o MPF entendeu "o posicionamento que a defesa adotou desde o início do processo". À reportagem, ele afirmou, no entanto, que a intenção da defesa não é colocá-lo em liberdade imediatamente. "Ele (Adélio) precisa de tratamento psiquiátrico", afirmou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]