i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Titular da Justiça

Quem é André Mendonça, o ministro que se comporta como advogado de Bolsonaro

  • Brasília
  • 06/07/2020 10:59
Quem é André Mendonça, o ministro da Justiça de Bolsonaro
O novo ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, e o presidente da República, Jair Bolsonaro, durante a solenidade de posse no Palácio do Planalto.| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Ministro que ocupa o lugar deixado por Sergio Moro no comando da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça tem ganhado a confiança do presidente Jair Bolsonaro. Mendonça tomou posse no fim de fevereiro, com direito a continência ao presidente, chamando Bolsonaro de "profeta". Ex-advogado-geral da União, o novo ministro da Justiça não se desvencilhou do papel de “advogado do governo”.

Ao contrário de seu antecessor, que raramente aparecia no Palácio do Planalto, Mendonça já ganhou status de “ministro palaciano” e tem sido uma figura central no governo. Levantamento do jornal Valor Econômico mostrou que o ministro da Justiça se reuniu com Bolsonaro pelo menos 29 vezes nos primeiros 35 dias úteis desde que assumiu o cargo. Moro esteve no Planalto só 11 vezes nos últimos 35 dias úteis em que esteve à frente da Justiça e Segurança Pública.

Mendonça forma uma trinca com os ministros Jorge Oliveira (Secretaria de Governo) e José Levi do Amaral (Advocacia-Geral da União) na defesa do governo. Os três têm tentado atuar para diminuir a temperatura da crise institucional entre o presidente e os demais poderes.

Mendonça estava entre os ministros que foram chamados às pressas para uma reunião com o presidente na manhã do dia 18 de junho, quando a Polícia Civil prendeu Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) e amigo da família Bolsonaro, que estava escondido na casa do advogado Frederick Wassef – que até então atuava como advogado do presidente.

No dia seguinte, Mendonça, Oliveira e Levi embarcaram para São Paulo para um encontro com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que é relator dos inquéritos das fake news e dos atos antidemocráticos no Supremo. Na pauta oficial do encontro estavam temas como processos sobre Terra Indígena Raposa Serra do Sol (em Roraima), prejuízos do setor sucroalcooleiro, TCU e indisponibilidade de bens, controle de armas e munições do Exército. Mas, segundo o Jornal Nacional, da Rede Globo, os ministros foram ao encontro de Moraes com o objetivo de tentar restabelecer o diálogo com o STF.

André Mendonça se destaca pela defesa de Bolsonaro

Mesmo que essa não seja uma atribuição do ministro da Justiça, Mendonça tem tomado a dianteira em algumas frentes judiciais para proteger Bolsonaro e seu grupo político. Coube ao ministro, por exemplo, entrar com um pedido de habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 28 de maio para que o então ministro da Educação, Abraham Weintraub, não fosse investigado no inquérito das fake news. O movimento de Mendonça foi criticado por juristas, ex-ministros da Justiça e políticos.

Weintraub foi convocado a depor no inquérito depois que a reunião ministerial do dia 22 de abril veio a público. No encontro, o ex-ministro da Educação chama ministros do Supremo de “vagabundos” e diz que eles deveriam ser colocados na cadeia.

O inquérito no STF apura a responsabilidade pela criação e disseminação de notícias falsas e ameaças a ministros da Corte. As investigações já atingem aliados de Bolsonaro e há suspeitas sobre um dos filhos do presidente, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ).

Mendonça também passou a criticar o inquérito, cuja legalidade defendeu como advogado-geral da União, em setembro do ano passado. O pedido de habeas corpus de Mendonça foi rejeitado no plenário virtual do STF, e Weintraub continua entre os investigados.

Mendonça também determinou recentemente a abertura de um inquérito pela Polícia Federal (PF) para apurar o vazamento de dados pessoais do presidente Bolsonaro e de seus familiares pelo grupo hacker Anonymous.

O ministro da Justiça também determinou à PF a abertura de uma investigação sobre a publicação, pelo jornalista Ricardo Noblat, de uma charge que relacionava Bolsonaro com uma suástica, símbolo do nazismo. O chargista Aroeira, autor da charge, está entre os investigados.

Mendonça se baseou na Lei de Segurança Nacional para pedir a abertura de investigação. A lei, da Ditadura Militar (1964-1985), prevê punição a quem  "caluniar ou difamar" o presidente da República.

O episódio gerou repercussão e diversos cartunistas passaram a reproduzir a charge em questão. Um grupo de artistas, escritores, jornalistas, cientistas e professores lançou um manifesto em defesa de Noblat e Aroeira.

Ministro é cotado para o STF

A atuação de Mendonça na defesa de Bolsonaro, muito mais proativa que a postura de Moro no governo, tem sido vista nos bastidores em Brasília como uma tentativa de mostrar “fidelidade” ao governo e conseguir, assim, uma indicação para o STF. Por ser pastor, o ministro da Justiça se enquadra no critério de ser “terrivelmente evangélico”, característica que Bolsonaro disse procurar para o próximo indicado ao Supremo.

A próxima vaga que abre no STF é para substituição do ministro Celso de Mello, que se aposenta em novembro desse ano. Também caberá a Bolsonaro nomear, ainda durante seu mandato, o substituto de Marco Aurélio, que também se aposenta até 2022.

Além de Mendonça, também é cotado para o STF o ministro da Secretaria de Governo, Jorge Oliveira, que é próximo da família Bolsonaro.

Quem é André Mendonça

André Mendonça, de 46 anos, é advogado, tem uma longa carreira como servidor público e bom trânsito no STF. Antes de assumir o lugar deixado por Moro, Mendonça era o advogado-geral da União – cargo com status de ministro que ele ocupava desde o início do governo Jair Bolsonaro. Ele assumiu o posto máximo da Advocacia-Geral da União (AGU) após 20 anos de carreira no próprio órgão. Como advogado-geral, foi defensor do governo nas principais ações em que a União é parte no STF no ano passado. Fez dez sustentações orais na Corte entre janeiro de 2019 e março de 2020.

No comando da AGU, foi responsável por alterar o entendimento da instituição para defender, no STF, a constitucionalidade da prisão a partir de condenação em segunda instância. Foi também sob sua gestão que a AGU assegurou, em 2019, a recuperação de R$ 7,5 bilhões para os cofres públicos por meio de acordos de leniência com empresas envolvidas em irregularidades.

22 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 22 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • M

    MARCOS

    ± 1 horas

    presidente incompetente e corrupto só se cercando de advogados para safar a família e ele próprio da justiça , enquanto isso o país as moscas , vai entrar para história como o presidente que consegui ser pior que a Dilma !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    marcio

    ± 5 dias

    Retorno ao hábito dos governos petistas. Não é ministro da Justiça, é apenas advogado particular do presidente,

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CARLOS FELIX

    ± 5 dias

    Matéria ou release de assessoria "fonte" ?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 5 dias

    O PRESIDENTE VETOU QUANDO A LEI JÁ TINHA SIDO SANCIONADA? >>>Quem o orienta? O André Mendonça? >>>“Hoje, 6 de julho, em total burla ao previsto no artigo 66 da Constituição –já que, uma vez sancionado, o PL vira Lei, não podendo, por óbvio, ser objeto de retificação para veto–, o Presidente surpreendeu-nos com uma espécie de extensão do veto, via pretensa retificação da publicação. Lei não se veta!”.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    VERONICA AGUIAR DA SILVA SUDO

    ± 5 dias

    Quem vai dizer a essa altura que Weintraub não tem Razão?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Elias Quadros

    ± 5 dias

    É uma espécie infelizmente comum. Lobo em pele de pastor.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Valdemar Katayama Kjaer

    ± 5 dias

    "Terrivelmente evangélico". Ok. Mas... se o pastor for de uma ala liberal, progressista, da igreja dele, realmente, talvez isso seja mesmo terrível. Quem gostar de teologia, cristianismo reformado (calvinismo) e quiser dar uma olhada nos cânones de Dort, Confissão de Westminster, que avalie quão "terrivelmente evangélico" um provável ministro do STF pode ser. Essa frase do Bolsonaro não quer dizer nada. Ninguém duvida que o Papa seja "terrivelmente católico". O problema é se não estão tornando o catolicismo terrível. rs

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 5 dias

    E VAI AUMENTAR MUITO MAIS >>>"O gasto proporcional do governo para cobrir o rombo no sistema de proteção social dos militares em 2019 foi 17 vezes o valor gasto com um trabalhador do setor privado que se aposenta pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Os dados divulgados nesta segunda-feira (6) pelo Tesouro Nacional mostram que foram gastos, em média, R$ 121,2 mil para cobrir o rombo de cada militar. No caso dos beneficiários do INSS, o valor foi de R$ 6.900. Para cada servidor público, o gasto médio foi de R$ 71,6 mil."

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mauricio Conde

    ± 5 dias

    Esse Mendonça nunca foi um conservador puro sangue. Virou ministro apadrinhado pelo Toffoli. Quer uma vaga no STF. Não passa de mais um arrivista político...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ANDERSON MANN

    ± 5 dias

    Matéria muito mal feita, pegaram um resumo do resumo e simplesmente jogaram. Parece que fizeram com muita preguiça....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    ELIANA T

    ± 5 dias

    o Título deveria ser ... Quem é André Mendonça, o ministro vendido do Governo, puxa **** ...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 5 dias

    O "cabra" é tão bom que vivem remendando o Diário Oficial da União >>> "Agora o Diário Oficial esclareceu dois vetos novos, “por ter constado incorreção, quanto ao original”. <<< Uso de máscaras...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Roberto

    ± 5 dias

    Entende do assunto. Bem melhor que de governos anteriores. Exemplo: José Eduardo Cardozo, Marcio Thomaz Bastos, etc.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • M

      Mauricio Conde

      ± 5 dias

      Eles pegam lixo para falar de lixo. Impressionante...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 5 dias

      Entende tanto que o governo teve até medida provisória devolvida pelo Congresso. DEVOLVIDA. E entende tanto que até estupraram o Diário Oficial para a fuga do Weintraub.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Suzel Belmonte

    ± 5 dias

    O Ministro André Mendonça tomou posse em 29 de abril, não no final de fevereiro, como consta na matéria. Aliás, não simpatizo com esse Ministro, mas confesso que não entendi o objetivo da Gazeta com esta matéria, a esta altura.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sr. Walker

    ± 5 dias

    Mais uma payaso, civil batendo continência para factóide de militar. Circo ficando cada vez maior

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 5 dias

    Essa cara além de ser fraco é comedor de soja low energy... Ainda chamou o tofoli de grande estadista... Bolsonaro tá vacilando muito deixar esse mané por perto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • K

    Klin

    ± 5 dias

    André Mendonça? É o homem que toca o berrante para a boiada passar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • J

      J.A.O

      ± 5 dias

      Freitas: Quando você evoluir (Isso é, se for capaz de tal feito), quando apresentar algum fato que comprove corrupção no governo federal, ou do PR, ai sim, terá a atenção daqueles que assim como eu não são da turma das viúvas. até agora vc não passa de maritaca fofoqueira.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 5 dias

      J.A.O: Viva o PATRIARCA DAS RACHADINHAS...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      J.A.O

      ± 5 dias

      Graças a Deus, hoje o que predomina nas pradarias do Brasil são as Boiadas, esses são dóceis, geram muita riqueza e respeito ao nosso país. Difícil eram os tempo em que predominavam os Burros, esses por sua vez, são problemáticos, brigões, de difícil lida e ainda comem 24 horas por dia...Em suma: Só dão despesas e prejuízos. VIVA A BOIADA DO BRASIL!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]