• Carregando...
Aprovação de Jair Bolsonaro nas duas maiores cidades do país
Aprovação de Jair Bolsonaro nas duas maiores cidades do país| Foto: Marcos Corrêa/PR

Pesquisas do Ibope sobre a corrida eleitoral, divulgadas na sexta-feira (30) em São Paulo e no Rio de Janeiro, mostraram que a avaliação positiva de Jair Bolsonaro (sem partido) nas duas maiores cidades do país não acompanha o índice nacional de aprovação do presidente.

Na capital paulista, o levantamento mostrou que ele tem 26% de ótimo/bom. No Rio, o índice é um pouco superior: 33%. A última pesquisa CNI/Ibope sobre a popularidade de Bolsonaro, feita em municípios de todo o país e divulgada em 24 de setembro, mostrou que o governo era considerado ótimo/bom por 40% dos brasileiros.

A gestão Bolsonaro é considerada regular para 22% dos paulistanos. Entre os cariocas, esse número é de 24%.

Avaliação negativa de Bolsonaro

O Ibope mostrou ainda que, em São Paulo, 52% dos eleitores avaliam a administração de Bolsonaro como ruim ou péssima. No Rio, esse índice chegou a 40%.

Nas duas capitais, Bolsonaro entrou de vez na campanha eleitoral nos últimos dias. Ele afirmou, nesta sexta-feira, (30), que acredita nas vitórias de Celso Russomanno (Republicanos), em São Paulo, e Marcelo Crivella (Republicanos), no Rio de Janeiro. Para apoiadores, Bolsonaro disse acreditar que haverá segundo turno nas duas cidades.

Avaliações dos governadores e prefeitos

Assim como no caso de Bolsonaro, a avaliação do governador João Doria (PSDB) também não é boa na capital paulista. De acordo com o levantamento, 49% consideram a gestão do tucano ruim ou péssima. Outros 30% avaliam como regular e 17% como ótima ou boa.

No Rio, a gestão do governador Cláudio Castro (PSC), que assumiu o cargo após o afastamento de Wilson Witzel (PSC), conta com apenas 5% de avaliações ótimo/bom, 33% regular e 36% de ruim ou péssima. No caso de Castro, chama a atenção o número de entrevistados que não sabem ou não responderam: 26%.

Entre os prefeitos, a situação de Marcelo Crivella (Republicanos), no Rio de Janeiro, é a pior: 66% dos entrevistados consideram o governo dele ruim ou péssimo, enquanto 13% o avaliam como ótimo ou bom. Quando questionados diretamente se aprovam ou não a gestão do prefeito, 77% dos entrevistados disseram que a desaprovam, contra 19% que disseram aprovar a gestão Crivella.

Em São Paulo, Bruno Covas (PSDB) tem a gestão considerada ótima ou boa por 35% dos entrevistados, contra 25% que a analisam como ruim ou péssima. Na pergunta direta sobre a aprovação ou não da administração, 48% disseram que aprovam, contra 44% que a desaprovam.

Metodologia das pesquisas citadas

Sob encomenda da TV Globo e do jornal O Estado de S. Paulo, o Ibope ouviu 1.204 eleitores de São Paulo entre os dias 28 e 30 de outubro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob a identificação SP-01331/2020.

No Rio de Janeiro, sob encomenda da TV Globo, o Ibope ouviu 1.204 eleitores da cidade entre os dias 28 e 30 de outubro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob a identificação RJ-09598/2020.

A pesquisa sobre a popularidade do presidente Jair Bolsonaro, divulgada em 24 de setembro, foi realizada pela CNI-Ibope e ouviu 2 mil pessoas entre 17 a 20 de setembro em 127 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e a confiança, de 95%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]